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Análise FoFa: como fazer na empresa?

Análise FoFa: como fazer na empresa?

Antes de abrir um negócio e/ou começar um projeto, é preciso analisar o cenário do mercado.

É que, por meio dessa tarefa, você, empreendedor, terá um panorama de vários aspectos, como:

Da própria empresa e da concorrência para tomar as decisões certas, crescer no ramo e lucrar.

Além disso, essa análise também pode te ajudar a evitar ou solucionar determinados desafios.

Por isso, então, a análise FoFa é uma ferramenta necessária para quem tem empreendimento.

Acontece que, infelizmente, nem todo mundo sabe como fazer tal análise dentro da empresa.

Tendo isso em vista, explicaremos e ensinaremos como fazer essa tática da maneira correta.

Se tiver interesse no assunto, então, acompanha nosso artigo!

Caso não tenha, compartilhe com um amigo empreendedor para ajudar!

O que é análise FoFa?

Se você está no ramo dos negócios, então, provavelmente já ouviu falar na seguinte expressão: análise swot. Swot é uma abreviação para Strenghts, Weaknesses, Opportunities and Threats. Quando traduzimos tais palavras, temos Forças, Oportunidades, Fraquezas e Ameaças (FoFa).

Independentemente do termo que se utilize, a análise FoFa – ou Swot – é uma ferramenta para o planejamento estratégico. Por meio dela, os funcionários e o empreendedor de uma empresa podem analisar o cenário atual para que, assim, iniciem um novo projeto ou haja boas decisões.

O uso dessa estratégia leva em consideração quatro pontos importantes, como já citamos anteriormente. Acontece que estes estão subdivididos em dois ambientes: o interno e o externo. Tendo isso em vista, vamos nos debruçar mais, individualmente, sobre cada um destes fatores.

Ambiente Interno

Forças

‘Forças’ – Strengthts, em inglês – é um dos aspectos avaliados na análise FoFa. Neste fator, a empresa tende a observar bem como analisar o que a diferencia entre a concorrência, como o atendimento, logística ou qualidade. Além disso, avalia o que, de fato, dá certo para continuar.

Fraquezas

‘Fraquezas’ – Weaknesses, em inglês – é o outro aspecto interno que a empresa precisa avaliar na análise FoFa. Neste caso, a organização deve prestar atenção e analisar os pontos baixos do negócio, tais quais: gastos não necessários, problemas e custos de transporte e outros aspectos.

Ambiente Externo

Oportunidades

As ‘oportunidades’ – Opportunities, em inglês – são aspectos do ambiente externo que uma empresa precisa estar de olho. A partir desse ponto da análise FoFa, a organização terá uma noção maior do que, de fato, está mudando no cenário do mercado e o que pode ser positivo.

Ameaças

As ‘ameaças’ – Threats, em inglês – são outros fatores do ambiente externo que precisam ser considerados. Neste caso, a empresa avaliará e analisará o que, de fato, está acontecendo, de forma geral, no cenário do segmento que atua e, assim, ter noção do que pode ser negativo.

Análise FoFa: como fazer na empresa?
Análise FoFa: como fazer na empresa?

Importância de fazer análise FoFa na empresa

Agora que já sabe o que é análise FoFa e todos os pontos que devem ser levados em consideração, vamos ao que interessa: qual a importância de usar essa estratégia na empresa?

Identificar e analisar as forças, fraquezas, oportunidades e ameaças de uma organização serve por diversos motivos, tais quais: priorizar determinadas ações institucionais bem como tomar decisões mais certeiras. Além disso, a análise FoFa ajuda na melhora do que realmente precisa.

Com essa ferramenta, a organização também poderá ter mais conhecimento sobre o que, de fato, está acontecendo no mundo dos negócios. A partir disso, poderá fazer ações ideais para que a empresa se destaque no ramo que atua ou mude o posicionamento para se destacar.

Acontece que, para obter os benefícios de tal ferramenta, é preciso fazê-la corretamente.

Como fazer análise FoFa na empresa?

A realização da análise FoFa deve acontecer por gestores e funcionários que estão, no dia a dia, trabalhando pela empresa. Tal integração entre todos membros é fundamental para que a estratégia seja benéfica e a organização tenha, de fato, uma análise pautada no real e no ideal.

Levando isso em consideração, vamos à prática? É possível fazer a análise dos pontos por meio manual e/ou pela internet. Independentemente da forma que faça, é importante anotar todas as forças, fraquezas, oportunidades e ameaças da organização que os membros identifiquem.

A partir disso, em equipe, deve acontecer o cruzamento de todas as informações colhidas. Por exemplo: quais as principais fraquezas da empresa que atrapalham as oportunidades? Como estas mesmas fraquezas podem potencializar o nível das ameaças para o negócio e organização?

Desta forma, então, junte: forças e oportunidades; forças e ameaças; fraquezas e ameaças; fraquezas e oportunidades. Tendo o resultado do cruzamento de dados e informações, a empresa está pronta para criar e colocar em prática um planejamento estratégico de ação.

Com isso, a organização pode direcionar melhor os próprios recursos para solucionar riscos ou potencializar pontos positivos. Além disso, com a análise FoFa, a organização pode – e deve! – traçar metas mais realistas, seja de vendas, de marketing, de logística ou de qualquer aspecto.

E aí, gostou do nosso artigo?

Já fez, alguma vez, análise FoFa?

Se sim, percebeu alguma diferença?

Se não, pretende fazer alguma vez?

By ER Soluções Web