Você, com certeza, já reparou que as empresas precisam investir para deixar os clientes felizes.
Isso, então, significa que ela nunca pode pregar uma ideia e fazer o contrário do que ela prega.
Até porque, caso isso aconteça, os fiéis consumidores são os primeiros a criticarem. E com razão.
No entanto, uma empresa também precisa agir de forma coerente à cultura organizacional dela.
Mas, afinal, o que é cultura organizacional? Qual a importância dela? Como compreender?
Essas são algumas das perguntas que, hoje, responderemos por aqui neste artigo.
Quer ficar por dentro desse assunto?
Venha conosco e nos acompanhe!
Cultura organizacional: o que é?
Cultura organizacional também conhecida como cultura empresarial resume-se ao conjunto de elementos, como crenças, normas e valores, de uma empresa. Estes, por sua vez, costumam influenciar – e muito! – no clima bem como no andamento das relações internas da corporação.
Isso, então, significa que esse conceito é fundamental para direcionar, organizar e definir a maneira que uma empresa vai conduzir os negócios e as relações comerciais. Além disso, a cultura organizacional também contribui para indicar como a empresa vai tratar os clientes.
Para sair um pouco da teoria, vamos exemplificar na prática: A Natura é uma empresa brasileira que atua no setor de cosméticos. Hoje em dia, ela faz um grande sucesso principalmente por utilizar ingredientes da biodiversidade do país e também por ser contra o teste em animais.
É, então, uma empresa que foca no bem-estar social que transparece no bem-estar da empresa. Ter uma cultura empresarial é importante para a Natura bem como é para outras corporações.
Importância de ter cultura organizacional
Quando as pessoas abrem uma empresa, muitas se esquecem – e ou não sabem – de destacar naturalmente a cultura organizacional dela. Quando isso acontece, o negócio pode estar fadado ao fracasso. Isso porque, como já citamos, é o que direciona às crenças, ética e moral das marcas.
Esse direcionamento serve tanto para os funcionários quanto para os próprios clientes. Na questão interna, a cultura organizacional é importante para motivar os colaboradores e, assim, fazê-los prosperar. Com boas atuações dos trabalhadores, a empresa também tende a ganhar.
É que, com motivação dos funcionários, a marca pode ter crescimento de vendas. Além disso, ela também pode construir melhores estratégias para atrair novos clientes e para fidelizá-los.
A identificação da cultura organizacional de uma empresa também é bem vista entre o público. Isso porque, como é fundamental para os funcionários, os clientes, ao terem suas necessidades atendidas bem como boa assistência, costuma ficar mais satisfeito. Por isso, é algo bem positivo.
Tipos de cultura organizacional
É fato que a cultura organizacional é importante para uma empresa. No entanto, devemos ressaltar que cada corporação pode se encaixar em um tipo. É que, atualmente, existem vários.
Por isso, então, focaremos nos quatro principais tipos.
Cultura de poder
A cultura de poder é um tipo de cultura organizacional que, como o nome indica, resume-se à centralização do poder e das principais figuras de liderança. Esse tipo de cultura organizacional é mais recorrente em empresas pequenas, pois elas têm a hierarquização em maior definição.
Cultura de pessoas
Como o próprio nome indica, a cultura de pessoas é aquela que foca nas pessoas e, assim, no coletivo. Esse tipo de cultura corporativa valoriza principalmente os funcionários e os cargos de hierarquização não são levados em conta já que todos os colaboradores importam igualmente.
Cultura de tarefas
A cultura de tarefas é o tipo de cultura empresarial que valoriza – e muito! – a resolução de problemas de maneira mais prática. Assim, o foco é na definição do que precisa de ajuste e, a partir disso, o que pode ser feito para resolver as falhas, levando em consideração os recursos.
Cultura de papéis
A cultura de papéis é o tipo de cultura organizacional diferente da cultura de pessoas. É que, nela, os papéis que os colaboradores exercem são levados em consideração. Com isso, então, o funcionário só realiza a função que precisa e não outras atribuições para crescimento da marca.
Como compreender a cultura organizacional da empresa?
Analise as interações
A fim de compreender a cultura organizacional de uma empresa, é preciso analisar as interações que acontecem: tanto entre colaboradores bem como entre funcionários e clientes. É importante que os trabalhadores tenham motivação, estejam satisfeitos e atuem em equipe.
Quando eles não estão satisfeitos, eles, infelizmente, tendem a transparecer dentro do ambiente de trabalho. Por exemplo, quando não estão felizes, é comum que eles não façam questão de proporcionar bom atendimento ao cliente. Isso, claro, traz maus frutos à empresa.
Defina missão, valores e visão
A cultura organizacional tem componentes como missão, valores e visão da empresa. Estes, quando definidos, são essenciais para dar um norte à corporação e também para aumentar a interação com os colaboradores. Portanto, defina-os e compartilhe com todos da empresa.
Encontre colaboradores que se encaixm ao tipo de cultura
Aquele papo de ‘vestir a camisa da empresa’ não é uma mentira. É que, para ter sucesso, é preciso encontrar colaboradores que se encaixem ao tipo de cultura. Por exemplo, escolha e priorize funcionários que trabalham em equipe se a cultura corporativa da empresa for essa.
E aí, curtiu o nosso artigo?
Você sabe qual o tipo de cultura organizacional de sua empresa?
Se sim, como identificou?