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Como compreender a cultura organizacional da empresa?

Cultura organizacional

Você, com certeza, já reparou que as empresas precisam investir para deixar os clientes felizes.

Isso, então, significa que ela nunca pode pregar uma ideia e fazer o contrário do que ela prega.

Até porque, caso isso aconteça, os fiéis consumidores são os primeiros a criticarem. E com razão.

No entanto, uma empresa também precisa agir de forma coerente à cultura organizacional dela.

Mas, afinal, o que é cultura organizacional? Qual a importância dela? Como compreender?

Essas são algumas das perguntas que, hoje, responderemos por aqui neste artigo.

Quer ficar por dentro desse assunto?

Venha conosco e nos acompanhe!

Cultura organizacional: o que é?

Cultura organizacional também conhecida como cultura empresarial resume-se ao conjunto de elementos, como crenças, normas e valores, de uma empresa. Estes, por sua vez, costumam influenciar – e muito! – no clima bem como no andamento das relações internas da corporação.

Isso, então, significa que esse conceito é fundamental para direcionar, organizar e definir a maneira que uma empresa vai conduzir os negócios e as relações comerciais. Além disso, a cultura organizacional também contribui para indicar como a empresa vai tratar os clientes.

Para sair um pouco da teoria, vamos exemplificar na prática: A Natura é uma empresa brasileira que atua no setor de cosméticos. Hoje em dia, ela faz um grande sucesso principalmente por utilizar ingredientes da biodiversidade do país e também por ser contra o teste em animais.

É, então, uma empresa que foca no bem-estar social que transparece no bem-estar da empresa. Ter uma cultura empresarial é importante para a Natura bem como é para outras corporações.

Importância de ter cultura organizacional

Quando as pessoas abrem uma empresa, muitas se esquecem – e ou não sabem – de destacar naturalmente a cultura organizacional dela. Quando isso acontece, o negócio pode estar fadado ao fracasso. Isso porque, como já citamos, é o que direciona às crenças, ética e moral das marcas.

Esse direcionamento serve tanto para os funcionários quanto para os próprios clientes. Na questão interna, a cultura organizacional é importante para motivar os colaboradores e, assim, fazê-los prosperar. Com boas atuações dos trabalhadores, a empresa também tende a ganhar.

É que, com motivação dos funcionários, a marca pode ter crescimento de vendas. Além disso, ela também pode construir melhores estratégias para atrair novos clientes e para fidelizá-los.

A identificação da cultura organizacional de uma empresa também é bem vista entre o público. Isso porque, como é fundamental para os funcionários, os clientes, ao terem suas necessidades atendidas bem como boa assistência, costuma ficar mais satisfeito. Por isso, é algo bem positivo.

Cultura organizacional
Cultura organizacional

Tipos de cultura organizacional

É fato que a cultura organizacional é importante para uma empresa. No entanto, devemos ressaltar que cada corporação pode se encaixar em um tipo. É que, atualmente, existem vários.

Por isso, então, focaremos nos quatro principais tipos.

Cultura de poder

A cultura de poder é um tipo de cultura organizacional que, como o nome indica, resume-se à centralização do poder e das principais figuras de liderança. Esse tipo de cultura organizacional é mais recorrente em empresas pequenas, pois elas têm a hierarquização em maior definição.

Cultura de pessoas

Como o próprio nome indica, a cultura de pessoas é aquela que foca nas pessoas e, assim, no coletivo. Esse tipo de cultura corporativa valoriza principalmente os funcionários e os cargos de hierarquização não são levados em conta já que todos os colaboradores importam igualmente.

Cultura de tarefas

A cultura de tarefas é o tipo de cultura empresarial que valoriza – e muito! – a resolução de problemas de maneira mais prática. Assim, o foco é na definição do que precisa de ajuste e, a partir disso, o que pode ser feito para resolver as falhas, levando em consideração os recursos.

Cultura de papéis

A cultura de papéis é o tipo de cultura organizacional diferente da cultura de pessoas. É que, nela, os papéis que os colaboradores exercem são levados em consideração. Com isso, então, o funcionário só realiza a função que precisa e não outras atribuições para crescimento da marca.

Como compreender a cultura organizacional da empresa?

Analise as interações

A fim de compreender a cultura organizacional de uma empresa, é preciso analisar as interações que acontecem: tanto entre colaboradores bem como entre funcionários e clientes. É importante que os trabalhadores tenham motivação, estejam satisfeitos e atuem em equipe.

Quando eles não estão satisfeitos, eles, infelizmente, tendem a transparecer dentro do ambiente de trabalho. Por exemplo, quando não estão felizes, é comum que eles não façam questão de proporcionar bom atendimento ao cliente. Isso, claro, traz maus frutos à empresa.

Defina missão, valores e visão

A cultura organizacional tem componentes como missão, valores e visão da empresa. Estes, quando definidos, são essenciais para dar um norte à corporação e também para aumentar a interação com os colaboradores. Portanto, defina-os e compartilhe com todos da empresa.

Encontre colaboradores que se encaixm ao tipo de cultura

Aquele papo de ‘vestir a camisa da empresa’ não é uma mentira. É que, para ter sucesso, é preciso encontrar colaboradores que se encaixem ao tipo de cultura. Por exemplo, escolha e priorize funcionários que trabalham em equipe se a cultura corporativa da empresa for essa.

E aí, curtiu o nosso artigo?

Você sabe qual o tipo de cultura organizacional de sua empresa?

Se sim, como identificou?

By ER Soluções Web