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Como fazer plano de mídia para empresa?

Como fazer plano de mídia para empresa?

A fim de se destacar entre concorrentes e crescer no mercado, a empresa precisa se organizar.

Até porque, tendo planejamento de logística e de vendas, a empresa pode até ter mais lucros.

Acontece que, além desses departamentos, é fundamental contar e fazer um plano de mídia.

Isso porque, devido ao uso das redes sociais, o setor de marketing é crucial para promover algo.

Tendo isso, vista, ter um bom planejamento de mídia é, de fato, uma estratégia fundamental.

Mas, afinal, qual a importância disso? Como se deve fazer um bom plano de mídia?

Tais questionamentos costumam ser frequentes e, por isso, os responderemos por este artigo.

Quer ficar por dentro desse assunto?

Acompanha a leitura do texto até o fim!

Plano de mídia: o que é?

Hoje em dia, uma empresa pode – e deve! – marcar presença nas redes sociais para que, assim, promova o serviço que oferece e/ou os produtos que vende. Além disso, as plataformas facilitam que as empresas entrem em contato, criem e tenham um bom relacionamento com os clientes.

Estar presente nas redes sociais também faz com que a empresa possa divulgar as principais campanhas de marketing durante as festividades do ano, como dia dos namorados, dia das mães e Natal. Sem a publicação das ações nas redes sociais, o público não saberá o que está por vir.

Acontece que, para isso, a empresa precisa fazer um bom plano de mídia que, por sua vez, também pode ser chamado de planejamento de mídia. Esta estratégia existe para que, assim, a empresa possa definir, da melhor forma, os canais de comunicação para cada tipo de campanha.

É que, hoje em dia, além de marcar presença nas redes sociais, as empresas podem optar por utilizar outros canais de veiculação. Televisão, portais de notícias, e-commerces, jornais impressos, revistas, rádio, podcasts e afins. Acontece que, em cada um, as definições são únicas.

Tendo isso em vista, o plano de mídia é uma tática que valoriza determinados aspectos, tais quais: quais os melhores horários para veiculação de uma campanha no canal escolhido, o período que as ações de marketing ficarão ativas e o orçamento disponível para cada campanha.

Ao definir todos esses fatores na criação do plano de mídia, a estratégia garantia bons frutos.

Benefícios de fazer plano de mídia

Um bom planejamento existe para definirmos as principais ações e medidas que acontecerão para, assim, alcançar o objetivo que deseja e, de fato, interessa. No caso do plano de mídia, isso não é diferente já que, ao criar um, a empresa terá um panorama completo das campanhas.

Tendo isso em vista, a empresa terá bons frutos conforme a criação do plano de mídia. Um dos principais objetivos da realização de um planejamento de mídia é a garantia de que o conteúdo de determinada campanha seja ideal ao público que a empresa, de fato, tem interesse em atingir.

Além disso, fazer um bom plano de mídia também faz com que a organização tenha uma redução de custos. Isso porque, conforme a mensagem ideal chegue no público certo, não será preciso refazer uma nova campanha para alcançar o público que importa. Assim, se economiza.

À uma empresa, é interessante fazer um plano de mídia para garantir que ações promocionais e campanhas de marketing estejam espalhadas por vários canais. É que, devido à utilização das redes sociais, podemos achar que só elas importam. No entanto, não é uma verdade universal.

Sabendo dos benefícios, podemos ‘colocar a mão na massa’? Se sim, como fazer plano de mídia?

Como fazer plano de mídia para empresa?
Como fazer plano de mídia para empresa?

Como fazer plano de mídia?

Todo e qualquer negócio tem suas particularidades. No entanto, na hora de fazer um plano de mídia, uma empresa precisa pensar em alguns aspectos que são determinantes na estratégia:

Definir os objetivos

Antes de criar um plano de mídia e, consequentemente, uma campanha, é preciso ter noção do principal objetivo que a empresa quer atingir. Alguns negócios precisam que haja mais visitantes no e-commerce. Outras, por sua vez, quer crescer o número de vendas e, assim, aumentar lucro.

A partir dessa definição, a equipe responsável poderá criar estratégias para alcançar tal objetivo.

Tenha certeza do orçamento disponível

Ao definir o objetivo que a empresa deseja atingir, é preciso saber se ela tem o orçamento disponível para tal. Caso a empresa não tenha um orçamento tão grande, a equipe de mídia pode – e deve! – optar por canais de comunicação que garantam melhor custo benefício à ação.

Analise o mercado

Em um negócio, é fundamental que todos os membros da empresa saibam compreender o mercado em que atuam. Com isso, então, é crucial pesquisar e se atualizar sobre o cenário geral e sobre os principais concorrentes. A partir disso, os resultados serão baseados nesta perspectiva.

Escolha o público e defina a persona

A empresa está precisando de mais visitantes no e-commerce? Gostaria de aumentar o número de vendas? Fidelizar e atrair clientes? Ao escolher o público-alvo de uma campanha, os objetivos da empresa precisam estar frescos para que os resultados estejam de acordo com a expectativa.

Para isso, alguns fatores, como idade, localização geográfica, classe social, gênero e raça de clientes precisam ser levados em consideração. Além disso, a empresa também precisa definir a persona que vai utilizar nas campanhas. Para realizar a estratégia, leia nosso artigo sobre essa temática.

Defina os canais

Tendo em vista os objetivos, o orçamento, o mercado e o público, está na hora da empresa definir os canais de veiculação de uma campanha. Nesse caso, é fundamental que a organização saiba onde está o público que, de fato, deseja alcançar para, assim, atingir as metas esperadas.

Crie conteúdos criativos e originais

Uma boa campanha precisa alcançar o público esperado e, assim, atingir o objetivo que se espera. Mas, para isso, é importante criar conteúdos criativos, originais e que estão em alta, especialmente nas redes sociais. Fazendo corretamente, a empresa se destaca no mercado.

Acompanhe os resultados

Por fim, mas não menos importante, a empresa precisa acompanhar os resultados da campanha. Isso, claro, tanto durante a veiculação da ação quanto depois. Com o acompanhamento e avaliação dos resultados, a empresa poderá saber se alcançou ou se não chegou perto da meta.

E aí, gostou do nosso artigo?

Você faz plano de mídia na empresa?

Se sim, como faz?

By ER Soluções Web