Hoje em dia, redes sociais como Tiktok e Instagram chamam – e muito! – atenção dos jovens.
Com esse alcance, diversas marcas passaram a investir em um marketing mais pesado nelas.
No entanto, se engana quem acha que o Facebook ficou de escanteio e não é mais utilizado.
É que, de acordo com dados do relatório Digital 2021, o Facebook ainda é a rede mais usada:
Totaliza cerca de 2,9 bilhões de contas ativas sendo que 116 milhões são de usuários brasileiros.
Mas, além da edição tradicional dessa rede social, você já ouviu falar em Facebook Debugger?
O nosso artigo de hoje é para quem já sabe o que é bem como para os que não tem noção sobre.
Isso porque, além de entender o que é, também explicaremos como usá-la corretamente.
Portanto, nos acompanhe até o fim!
Facebook Debugger: o que é?
O Facebook é, ainda, como citamos anteriormente, a rede social mais utilizada do mundo principalmente porque é um espaço de adicionar amigos e conversar com eles. Além disso, nela, os usuários também podem compartilhar fotos, vídeos, localização, opiniões bem como links.
Mas, ao compartilharmos links, podemos ficar na dúvida de como eles aparecerão em um perfil. Nesse caso, então, é possível recorrer ao Facebook Debugger que, por sua vez, resume-se à uma ferramenta da rede social que serve para mostrar como um link aparecerá no perfil desejado.
Devido a essa função, o Facebook Debugger é muito importante já que ele evita que o usuário seja direcionado à um link quebrado. Quando isso acontece, o usuário é levado para uma página que não existe mais. Isso, obviamente, faz com que o usuário perca o interesse em visitar o site.
Pense que você, empreendedor, tem uma loja virtual. Ao compartilhar um link quebrado em sua página, o usuário e, provavelmente, possível cliente, não conseguirá ter acesso aos produtos bem como serviços que oferta. Sendo assim, traz maus resultados para seu negócio e às vendas.
Nesse contexto, então, o Facebook Debugger é uma ótima alternativa para evitar transtornos e desvantagens à sua marca. É que, nessa ferramenta, é possível conferir se o endereço eletrônico do seu site está correto. Também pode verificar se a imagem está de acordo com a publicação.
Além disso, com o Facebook Debugger, conseguimos visualizar se aquela chamada ao usuário está, de fato, chamando atenção. Caso tenha erros e a publicação esteja descumprindo a função que deveria, é possível fazer ajustes para que a postagem fique correta e atraia mais visitantes.
Para isso, obviamente, o Facebook Debugger precisa ser utilizado da maneira corretamente.
Como fazer uso correto do Facebook Debugger?
Debugger é um termo em inglês que, quando traduzimos para o português, significa depurador. Sendo assim, Facebook Debugger consiste em Depurador do Facebook. Sabendo disso, confira o passo a passo de como usar essa ferramenta da maneira correta para trazer benefícios:
- Acesse a página do Facebook Debugger (clique nesse link)
- No espaço reservado para, cole a URL da publicação para ver as informações usadas
- Clique no botão de ‘Depurar’
- Ao fazer isso, os erros da postagem aparecerão com o triangulo vermelho e em ‘Avisos’
- Volte ao site de origem da publicação e faça os ajustes necessários
- Pronto! A postagem já está apta para ser compartilhada
Devemos ressaltar que, se não aparecer erros ou poucos, clique no botão de extrair novamente. Este, por sua vez, fica embaixo do botão de ‘Quando e como extraímos a URL pela última vez’.
Também salientamos que, caso faça as alterações necessárias e elas não aparecem no site, então, provavelmente o erro está na página da web. A partir disso, pode buscar formas de resolver esse problema para que não afaste visitantes ao site e possíveis compradores da marca.
Benefícios de usar corretamente
A ferramenta do Facebook Debugger, quando utilizada corretamente, pode proporcionar alguns benefícios que são, de fato, importantes. Estes relacionam-se diretamente a:
- Aumento do desempenho da publicação
- Maximização do engajamento da postagem
- Aproxima potenciais clientes (leads)
- Evita informações inverídicas e incorretas
- Aumento da conversão em vendas
- Otimização de compartilhamentos
- Aumento da credibilidade de sua marca
Diante das vantagens citadas, podemos dizer que, sim, usar o Facebook Debugger corretamente é um bom negócio para sua marca. É que tal ferramenta costuma ser um elemento interessante para o marketing digital. No entanto, não podemos esquecer que ela não substitui os anúncios.
Puxando esse gancho, então, indicamos que você leia o nosso artigo sobre tráfego pago. A partir disso, lembre-se de que o Facebook Debugger também pode ser utilizado na hora de colocar um anúncio na rede social mais utilizada do mundo. Assim, a tática de marketing fica ainda melhor.
É fato que, ao fazer uso correto da ferramenta, terá bons frutos. Embora não seja um uso complicado, algumas pessoas não se sentem confiantes em utilizar o Facebook Debugger. Se você é uma dessas, contrate um profissional para exercer tal função.
E aí, gostou do nosso artigo?
Faz uso do Facebook Debugger?
Se sim, gosta da ferramenta?