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Saiba porquê e quando implementar CRM em vendas

CRM em vendas

Não é nenhuma novidade que a tecnologia transformou completamente a nossa vida:

Na forma de estudar, de trabalhar, de pesquisar, de se vestir, de se alimentar e de vender.

Isso, então, significa que as inovações podem contribuir positivamente para essas atividades.

No entanto, em qualquer situação, é fundamental saber utilizar a tecnologia da melhor forma.

No quesito comercial, determinadas ferramentas podem ser cruciais para chegar ao cliente?

Você já ouviu falar em CRM em vendas? Não?

Esse é artigo é, então, para você já que, hoje, vamos explicar mais sobre esse assunto.

Ficou interessado?

Acompanha a leitura!

CRM: o que é?

CRM é uma sigla que, em inglês significa Customer Relationship Management. Traduzindo para o português, tal abreviação significa Gestão de Relacionamento com o Cliente e corresponde à um sistema que organiza e gerencia os dados da clientela de um empreendimento, como o seu.

Você, nosso leitor e dono de um negócio online, deve saber que o relacionamento com o cliente é fundamental para se destacar. Não é à toa que é sempre bom melhorar o atendimento digital ou o presencial. Nesses casos, é possível usar o CRM em vendas para aperfeiçoar nesse quesito.

Isso porque, de acordo com uma pesquisa realizada no LinkedIn, a maior parte das empresas, cerca de 64% delas, relatou que a adoção do CRM foi crucial para o negócio. Sendo assim, podemos dizer, de forma oficial, que utilizar esse sistema é bem útil. Mas, afinal, para que serve?

CRM em vendas

Para que serve CRM em vendas?

O CRM em vendas serve, de maneira geral, para coletar, armazenar e gerenciar dados que sejam relevantes para um negócio. Nesse caso, entra, principalmente, a questão das necessidades dos clientes para que estratégias de atração bem como fidelização do público sejam aprimoradas.

Sem o uso de um CRM em vendas, um empreendimento pode ser desorganizado e não ter um histórico tão completo da clientela. Mesmo com bons profissionais, é impossível se lembrar de todas as informações necessárias. Portanto, então, podemos dizer que essa tecnologia ajuda.

Mas, para muito além do reconhecimento dos clientes, o CRM em vendas também permite:

  • Centralização de informações
  • Conhecimento sobre a equipe
  • Crescimento em vendas
  • Acelera e deixa o processo de venda mais inteligente
  • As vendas tornam-se mais personalizadas
  • Fidelização da clientela
  • Aumento na captação de novos clientes
  • Personalização de campanhas e estratégias
  • Otimização do tempo
  • Sistema seguro e protegido
  • Garante maior praticidade à rotina de trabalho

Todas essas vantagens e funcionalidades do uso do CRM em vendas traz benefícios extraordinários. Perceba que, ao utilizar esse sistema, o foco no cliente é ainda maior e a própria empresa colhe bons frutos, tais quais destaque e fortalecimento em um mercado competitivo.

No entanto, apesar de todos esses benefícios, é fundamental saber escolher o melhor CRM.

Como escolher o melhor CRM para a empresa?

Diversos empreendedores acreditam que o CRM em vendas só pode ser utilizado em grandes negócios já que, proporcionalmente ao tamanho da corporação, há muita informação. Mas, isso não verdade já que esse sistema pode – e deve! – ser usado em pequenas e médias empresas.

Acontece que, de fato, existem algumas diferenças: uma pequena marca costuma ter uma equipe menor e, por isso, precisa ter maior agilidade. Como o investimento também costuma ser menor, o empreendedor deve recorrer à um CRM em vendas com menos personalização.

Esse tipo de serviço também será eficiente à empresa. Acontece que, nesse quesito, haverá mais automação, por exemplo. No entanto, conforme a empresa for crescendo, o empreendedor pode buscar um CRM em vendas mais personalizável e que seja mais sofisticado para os serviços.

O CRM em vendas, para uma empresa de grande porte, costuma garantir o atendimento de demandas bem específicos do negócio. Além disso, é um sistema que comporta mais dados.

Levando o tamanho da empresa em consideração, o empreendedor também precisa escolher o melhor CRM em vendas pensando na utilidade do sistema e na velocidade do acesso. Ademais, a escolha desse sistema também precisa levar em consideração as vantagens conforme o tempo.

Quando usar CRM em vendas?

Ao longo do nosso artigo, pode perceber que o CRM em vendas se faz muito necessário em uma empresa, seja de pequeno, médio ou grande porte. No entanto, apesar disso, é fundamental saber o melhor momento de investir e implementar esse recurso. Confira abaixo quando usar:

  • Poucas vendas
  • Relatórios com dados imprecisos ou incompletos
  • A empresa está crescendo
  • Aumento do número de clientes
  • Substituir planilhas manuais por relatórios digitais
  • Promover a integração entre equipes de atendimento, marketing e vendas
  • Necessidade de buscar rapidamente informações dos clientes em qualquer situação
  • Deseja se aproximar ainda mais do cliente
  • Precisa da otimização de tempo na rotina de trabalho
  • Interesse em fazer follow-up

É interessante pensar que, além de ser útil em qualquer empresa, o CRM em venda também pode ser implementado em diversas situações. No entanto, não podemos esquecer que é preciso transformar a cultura do empreendimento e treinar profissionais eficientes para isso.

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