fbpx

PIX com taxa a partir de 2023? Saiba mais!

Este ano está chegando ao fim e podemos citar dois grandes acontecimentos durante o período: O PIX e as eleições presidenciais.

Os assuntos se convergiram e deixou dúvida nos brasileiros.

Isso porque, durante a campanha para o pleito, houve a atribuição de muitas notícias sobre PIX.

Uma das principais resumiu-se a um certo questionamento: Quem inventou o PIX?

Agora, no entanto, após os resultados das eleições 2022, ainda gera dúvidas na população:

O PIX com taxa é uma realidade para o ano que vem? O presidente eleito já anunciou?

Para sanar essa e outras dúvidas sobre o PIX, continue aproveitando a leitura deste artigo!

O que é PIX?

Uma das principais e maiores sensações desse ano foi a criação do PIX. Esta sigla, diferentemente de muitas, não tem nenhum significado em específico. No entanto, pergunte a qualquer cidadão brasileiro, com mais de 18 anos, e comprove: todos sabem o que este significa.

A criação do termo PIX serve, na realidade, para designar uma forma de pagamento instantâneo. Dessa maneira, então, a transferência de dinheiro e os pagamentos se tornaram mais rápidos e acessíveis. Isso porque, agora, pode-se enviar em qualquer horário durante todos os dias.

Tal criação, de fato, revolucionou a maneira como nós, brasileiros, usamos o dinheiro. Tanto é que, hoje em dia, é comum encontrarmos lugares que não aceitam mais pagamento em espécie.

O PIX também contribuiu para os pequenos empreendedores que, atualmente, podem aceitar pagamentos sem precisar pagar taxas aos cartões. Assim, a preferência pela modalidade instantânea é grande entre os comerciantes.

Quem inventou o PIX?

As eleições presidenciais também deixaram certa dúvida em relação à quem inventou o PIX. Isso porque, para usar como um trunfo na campanha, o candidato Jair Messias Bolsonaro atribuiu tal criação ao seu governo. Mas, a criação dessa modalidade de pagamento é do Banco Central.

A criação do PIX começou durante o Governo de Michel Temer. Mas, apenas esse ano, no dia 5 de outubro, houve o lançamento dessa modalidade de pagamento e transferência de dinheiro.

Como funciona o PIX?

O primeiro passo para fazer o PIX funcionar corretamente é a criação de uma chave que pode ser: e-mail, número do celular com DDD ou CPF. No caso de empresas, a chave pode ser o CNPJ do estabelecimento. Também pode ser uma chave aleatória sem informe de dados pessoais.

Tendo isso em vista, está apto a fazer um PIX para outra pessoa. Para operar corretamente, siga:

  • Abra o app de seu banco e clique na função PIX
  • Clique em “Transferência com PIX”; “Área PIX” ou outros
  • Digite a chave da pessoa que irá receber a sua transferência
  • Preencha o valor e a data de transferência
  • Coloque sua senha e conclua a operação

Além da transferência de dinheiro via PIX, também há a forma de pagar serviços e/ou bens por meio dessa modalidade. Nesse caso, o ideal é seguir o seguinte passo a passo:

  • Abra o app do seu banco e acesse a área de PIX

Ao fazer isso, há duas opções: pagamento via PIX por QR Code. Assim, é fundamental que aponte o QR Code da empresa ou do boleto. A partir disso, coloque a senha e conclua a operação.

Há também a forma de pagar via PIX por meio do “Copia e Cola”. Nesse caso, deverá colar o código do QR Code caso não possa e/ou não consiga fazer a leitura do QR Code pela câmera.

Precisamos ressaltar que o PIX é uma modalidade segura, mas é preciso ter alguns cuidados. Um dos principais é a checagem de todos os dados (nome, valor e data) da pessoa que receberá a transferência. Sendo assim, evita-se possíveis erros e, claro, deixa a operação mais segura.

5 EVENTOS DE TECNOLOGIA DESSA SEMANA (07/11 a 11/11)

Tem como cancelar um PIX?

É fundamental prestar atenção e checar os dados do destinatário do dinheiro. Isso porque, infelizmente, após a confirmação do pagamento via PIX, não há formas de cancelar a operação. Tal situação não é nem um pouco agradável e, por isso, demanda esse cuidado mais específico.

Limite no PIX: existe?

Após entender como funciona o PIX, muitas pessoas ainda têm dúvidas em relação à um possível limite no PIX. Mas, não se preocupe: não há limite mínimo para pagamentos ou transferências.

Acontece que, para evitar possíveis inseguranças e problemas sérios de roubos, os bancos costumam estabelecer limites máximos. Estes podem ser por valor ou períodos durante o dia.

Também ressaltarmos que há limites para o cadastramento de chaves PIX: as pessoas físicas podem cadastrar até cinco chaves. No caso das pessoas jurídicas, esse número quadruplica e, assim, elas podem criar até 20 chaves por conta.

PIX vai ser taxado?

A fim de prejudicar a imagem do adversário, durante as eleições presidenciais, o PIX foi vítima de inúmeras fakes news. Estas, por sua vez, costumam disseminar-se rapidamente e alcançar pessoas de cidades diferentes. Caso não haja pesquisa, muitas acreditam nas notícias falsas.

No caso do PIX, isso não foi diferente. Rodou por aplicativos de mensagens, uma notícia atribuída ao G1 que dizia que o PIX passaria a ser taxado a partir de 2023. No entanto, tal boato não passa de uma fake News que já fora desmentida por várias agências de checagem. Confira em uma matéria da Folha de São Paulo.

Sendo assim, então, podemos concluir que o PIX com taxa não é uma realidade plausível.

By ER Soluções Web