A polêmica sobre a consideração de eSport ser um esporte ainda é recente e pode dividir opiniões.
Mas, apesar disso, assim como qualquer modalidade esportiva, o eSport conta com equipes.
Algumas são mais conhecidas que outras e costumam disputar mais campeonatos e prêmios.
Nesse caso, essas equipes de eSports no país podem ser acompanhadas pelas redes sociais.
Mas, além destas que já indicamos, existe outros tipos de eSports do Brasil.
Quer conhecer mais seis?
Acompanha nosso artigo até o fim!
Times de eSports do Brasil para conhecer e acompanhar
INTZ
INTZ é um dos times de eSports do Brasil mais relevantes especialmente desde 2016, ano em que venceu 2 splits do Campeonato Brasileiro de League of Legends. Além disso, nesta temporada, a INTZ foi a equipe que conquistou o tricampeonato da Brasil Mega Arena, o Internacional WildCard Qualifier e uma vaga no Mundial.
Tendo esse passado em vista, a INTZ se tornou um dos principais times de eSports do Brasil em pouco tempo. Pensando em um cenário continental, é também uma das equipes mais relevantes no cenário competitivo da América do Sul pela presença em diversas decisões.
Hoje em dia, a INTZ conta com cerca de 50 atletas e 8 times em diferentes modalidades. Dessa forma, ela vai tentando alcançar, especialmente, a sua principal meta: ser o maior clube de eSpots da América Latina e ter reconhecimento internacional com inovação e novos talentos.
Vivo Keyd
Se estamos falando sobre os principais times de eSports do Brasil, então, não podemos deixar de citar o Vivo Keyd. A presença na listagem é marcada principalmente pela diversidade de categorias que, hoje em dia, o clube tem: Valorant, Free Fire, LoL Wild Rift e PUBG: Mobile.
Embora não tenha tantos anos no mundo dos jogos eletrônicos, a Vivo Keyd já coleciona títulos importantes: foi o primeiro time de LOL Ocidental a vencer um time coreano. Além disso, o clube em questão também fora pioneiro em diversos outros temas, como a contratação de coreanos.
Hoje em dia, a missão mais relevante da Vivo Keyd é usar os esportes eletrônicos para fomentar sonhos e ser uma ferramenta de inclusão social. Para isso, o clube coleciona valores como talento, disciplina, dedicação e respeito para preservar a história, torcedores e patrocinadores.
Team One
Também não podemos falar sobre times de eSports do Brasil e não citar o Team One que surgiu em 2014. Um ano após a fundação, em 2015, o clube entrou na categoria de Counter Strike: Global Offensive. Entretanto, mais recentemente, já conta com uma escalação baseada nos EUA.
Embora o clube tenha ficado mais conhecido no ramo de jogos eletrônicos devido à categoria de CS:GO, a Team One anunciou, em 2017, a primeira line up de League of Legends. Ainda assim, a equipe só disputou o Campeonato Brasileiro de LOL apenas uma vez e ficou na 8ª colocação na segunda etapa da competição. Além desse título ganhou o Desafio Promo Arena CCXP 2017.
Submarino Stars
A equipe Submarino Stars é, como o próprio nome indica, apoiada pela Submarino, uma das marcas mais relevantes no comercio eletrônico brasileiro. Esse time de eSports surgiu em 2017 com o intuito de ser composto apenas por streamers do Brasil, como: Blury, Grátis 150 ml, Jukes, Pimpimenta bem como Yoda. Este, por sua vez, foi campeão do primeiro Split de CBLOL 2017.
Embora seja formada por grandes estrelas do League of Legends, a Submarino Stars soma, hoje em dia, milhões de seguidores que acompanham os torneios. Hoje em dia, a equipe conta com a presença de outros jogadores que, por sua vez, costumam disputar torneios e premiações.
Imperial eSports
Para fechar a nossa listagem de times de eSports do Brasil, conheça a Imperial eSports. Esta organização fora criada em 2018 por um ex-jogador de Counter-Strike e CS:GO, Felippe Martins. Ao longo dos primeiros anos de ‘vida’, a Imperial Sports contou com diversos jogadores famosos.
A equipe também se tornou mais conhecida porque focou – e muito! – no crescimento em um cenário nacional. Isso, então, significa que, sempre prezou por se tornar mais popular no ramo de jogos eletrônicos no Brasil. Para isso, participou e conquistou vários torneios do nosso país.
Ano passado, mais especificamente em fevereiro de 2022, a equipe em questão, Imperial eSports, assinou com o Last Dance, projeto de Gabriel ‘FalleN’ Toledo. Tal projeto contava com apenas um objetivo: reunir jogadores que venceram outros torneios pela última vez no CS:GO.
Last Dance foi um projeto que, de fato, ganhou visibilidade e notoriedade pela comunidade de eSports no Brasil. Com recordes de audiência nas transmissões dos games, a Imperial eSports conquistou o primeiro título: o OMEN WGR European Challenge 2022 e foi para o Major de 2022.
Com uma história vitoriosa e com ex-jogadores especiais, a Imperial eSports conta, hoje em dia, com o elenco: Gabriel ‘FalleN’ Toledo, Fernando ‘Fer’ Alvarenga, Lincoln ‘FNX’ Lau, Ricardo ‘Boltz’ Prass, Vinicius ‘Vini’ Figueiredo. Estes são treinados pelo técnico Luis ‘peacemaker’ Tadeu.
E aí, gostou do nosso artigo?
Acompanha algum desses times de eSports do Brasil?
Se sim, qual deles?