fbpx

HD ou SSD: qual o melhor?

HD ou SSD

É fato – e possível dizer – que, nos últimos anos, houve uma grande evolução na tecnologia.

Tanto é que, há 22 anos, em 2000, os computadores eram grandes e costumavam ser brancos.

Nesses aparelhos, ao longo do uso, o branco se tornava amarelo e o visual ficava desagradável.

Hoje, duas décadas depois, podemos perceber que os desktops e outros estão mais compactos.

Isso, obviamente, facilita – e muito! – no transporte desses aparelhos para qualquer lugar.

Além dessas mudanças exteriores, também surgiu outras peças de computador.

Uma dessas é o SSD que, por sua vez, costuma substituir o HD em alguns casos.

Mas, afinal, HD ou SSD: qual o melhor?

Esses é o artigo ideal para você descobrir!

O que é e para que serve HD?

HD é uma sigla que abrevia os termos High Definition ou Hard Disk que, em português, significam, respectivamente, Alta Definição e Disco Rígido. O primeiro termo, por sua vez, costuma ser mais utilizado para se referir à uma melhor qualidade de televisões mais modernas.

O disco rígido é, na realidade, um hardware que costuma compor computadores bem como outros aparelhos, como notebooks. Esta peça serve, principalmente, para armazenar dados, jogos, arquivos e programas. Com isso, funciona como um tipo de memória dentro do aparelho.

Isso, então, significa que, quando há HD, as informações contidas no computador ou notebook estão guardadas independentemente se o aparelho está ligado ou não. Portanto, é uma peça fundamental para o desempenho de um dispositivo e, por isso, precisa estar em bom estado.

Como funciona?

Em algum momento da sua vida, seu dispositivo já deu problema e o técnico de informática indicou ser proveniente do HD, certo? Essa é uma situação chata que, infelizmente, acontece. Quando isso acontece, é grande a possibilidade do HD não estar funcionando como deveria.

Isso porque, quando está em funcionamento total, o HD resume-se à movimentação dos seus componentes, como: braço, eixo, prato, atuador, cabeça de leitura e gravação. Este conta com uma bobina que, por sua vez, usa impulsos magnéticos. A partir disso, os dados são gravados.

Sabendo disso, salientamos que é importante cuidar – e muito! – bem do dispositivo e, consequentemente, do HD. Sendo assim, evite que o aparelho tome pancadas ou caia no chão. Além disso, essa peça também não pode conter poeira e também tente evitar o excesso de calor.

HD ou SSD
HD ou SSD

SSD: o que é e para que serve?

SSD é uma sigla que existe para abreviar o termo Solid State Drive que, por sua vez, em português, significa Unidade em Estado Sólido. Este resume-se à um componente de hardware que serve para armazenamento de dados em computadores bem como outros dispositivos.

Sabendo da principal função do SSD, podemos dizer que essa peça serve como um substituto do HD. A Unidade em Estado Sólido também não costuma apagar os dados de um aparelho, como computador ou notebook, quando este não está ligado, em funcionamento.

Mas, apesar das similaridades, o uso do SSD pode, sim, trazer benefícios à um dispositivo, como:

  • Funcionamento silencioso (não faz barulho)
  • Garante mais rapidez ao sistema
  • Reduz o tempo de carga de programas e sistemas operacionais
  • Conta com maiores taxas de transferências
  • Consome menos energia
  • Vida útil prolongada

Além disso, também devemos ressaltar que o SSD não costuma dar tanto problema mesmo com possíveis acidentes. No entanto, isso não significa que o dispositivo com SSD pode cair constantemente ao chão. Portanto, então, continue cuidando da melhor forma do aparelho.

Como funciona?

Diferentemente do HD, o SSD conta com dois principais componentes: o controlador e a memória flash. Esta, por sua vez, é a responsável pelo armazenamento de dados no dispositivo. A memória flash, presente em pen drives e cartões de memória, torna o SSD mais resistente.

Com isso, então, podemos dizer que, com a memória flash, o SSD não utiliza o magnetismo para manter o funcionamento ideal.

Mas será que essa principal diferença é fundamental para, entre HD ou SSD, o SSD ser melhor?

HD ou SSD: qual o melhor?

Uma inovação tecnológica costuma ser lançada com o intuito de facilitar e aprimorar alguma coisa bem como ação. Ao longo da leitura desse artigo, é possível perceber, ao citarmos, que o SSD é um hardware que as pessoas utilizam para substituir o HD nos dispositivos tecnológicos.

Portanto, entre HD ou SSD, a Unidade em Estado Sólido é mais atrativa para um computador. Isso porque, além de ser mais resistente a quedas, costuma ser mais rápido e consumir menos energia. Entre HD ou SSD, o SSD é mais silencioso e conta, normalmente, com vida útil maior.

No entanto, também devemos ressaltar que, entre HD ou SSD, o SSD é mais caro. Apesar o preço ser determinante, acreditamos que esse hardware vale o investimento já que traz melhores benefícios ao dispositivo. Atualmente, com variedade de SSD, os preços já estão mais acessíveis.

E aí, gostou do nosso artigo?

Entre HD ou SSD, qual você utiliza?

E por que?

By ER Soluções Web