fbpx

Impressora 3D: como funciona cada tipo?

impressora 3D

As diversas inovações tecnológicas estão presentes em todos os lugares no nosso dia a dia.

Antigamente, por exemplo, os computadores e os celulares eram grandes e até mais pesados.

Hoje em dia, por sua vez, eles estão, cada vez mais, leves e mais compactos para transporte.

Também não podemos deixar de citar que, atualmente, já é possível controlar robôs, como drones.

Além deles, é comum ter, principalmente em escritórios e ambientes profissionais, impressora.

Ela é fundamental para realização impressões de documentos necessários no dia a dia da firma.

No entanto, atualmente, também podemos contar com a impressora 3D que também é útil.

Quer saber para que ela serve e como ela funciona?

É bem fácil: basta acompanhar o nosso artigo até o fim!

O que é impressora 3D?

Se você é uma pessoa ligada ao cinema, então, certamente, já ouviu falar em filmes 2D, 3D e 4D. A sigla 3D significa, de forma literal, três dimensões que, por sua vez, resume-se à: altura, largura e profundidade. Apesar do termo ser popular nas salas de cinema, também é famoso fora dele.

É que, atualmente, podemos ouvir e assistir notícias sobre impressora 3D. Tal dispositivo resume-se à impressão de objetivos com três dimensões, as quais já citamos anteriormente. Sendo assim, então, os itens impressos saem dos papéis, tornam-se reais e palpáveis nas mãos.

A impressora 3D é, hoje em dia, um dos objetos futuristas que, por sua vez, já estão disponíveis em nosso presente. No entanto, tal inovação surgiu, pela primeira vez, na década de 80, em 1984, por meio de uma técnica do engenheiro Charles Hull que tem o nome de estereolitografia.

Conforme os anos foram passando, essa técnica passou por evoluções até, atualmente, ser pioneira quando o assunto é impressora 3D. Tanto é que tal inovação tecnológica se tornou necessária em diversos setores da nossa sociedade. Mas, afinal, para que serve impressora 3D?

Para que serve impressora 3D?

A impressão de objetos com três dimensões, altura, largura e profundidade, é utilizada em diversas áreas. Como os itens são personalizáveis, a impressora 3D está presente nas grandes corporações de aparelhos celulares, por meio da construção de protótipos para os smartphones.

Mas, além disso, a impressora 3D também já está presente no ramo medicinal. Com o uso dessa inovação tecnológica, os médicos podem criar uma réplica perfeita de determinada parte do corpo. Dessa forma, antes de cirurgias, ele poderá planejar corretamente para não haver erros.

Na arquitetura e na construção civil, a tecnologia em questão também marca presença. Nesse caso, os profissionais das áreas podem projetar e fabricar componentes que faltam para, assim, finalizarem um projeto. Ademais, eles podem criar protótipos de projetos antes da construção.

A presença dessa inovação tecnológica só é possível devido aos diversos tipos de impressora 3D.

impressora 3D
impressora 3D

Tipos de impressora 3D

As várias espécies da tecnologia em questão têm características singulares e eficientes. Confira:

Modelagem por Fusão e Depósito (FDM)

Fused Deposition Modeling é, em português, conhecido como Modelagem por Fusão e Depósito. Além disso, é possível se referir a esse tipo por meio da sigla FDM que, por sua vez, é um dos mais comuns devido ao baixo custo e simplicidade de todo o processo de impressão.

É que, nesse caso, a técnica utiliza fios de plástico para que os objetos tomem corpo em 3D.

Estereolitografia

No caso da estereolitografia, a técnica utilizada leva a resina que, quando endurecida, deve ser levada ao forno. No entanto, antes de ir para o aparelho quente, é importante retirar o excesso da resina. Tendo em vista esses processos, esse tipo de impressão costuma ser mais resistente.

Sintetização seletiva a Laser (SLS)

O tipo de sintetização seletiva a laser, conhecido como SLS, é bem similar ao processo de estereolitografia. Acontece que não são iguais devido à uma diferença importante: ao invés de utilizar a resina, a impressão 3D acontece do pó que resulta em objetos mais bem elaborados.

Síntese direta de metal a laser

Como o próprio nome sugere, o tipo de síntese direta de metal a laser faz com que a impressora 3D funcione por meio da combinação de partículas de metal. O laser, então, é utilizado para aquecer bem como juntar todo o material. Tendo em vista esse modelo, os itens são exclusivos.

Polyjet

A impressão 3D do tipo Polyjet já leva em consideração um processo mais parecido com a impressão de jato de tinta. Nesse caso, então, o material principal é um tipo de plástico (fotopolímero) em forma líquida. Dessa forma, a reprodução do item é fiel, rápida e perfeita.

Valor médio da impressora 3D

Como explicamos anteriormente, existem diversos tipos de impressão 3D com processos diferentes e com atributos únicos. Levando isso em consideração, precisamos dizer que, hoje em dia, não há valor médio da impressora 3D já que os diferentes modelos têm preços distintos.

Se você se interessou por essa tecnologia e deseja investir nela, então, conheça, mais profundamente, os modelos. Assim, haja vista o objetivo do uso, compre a que te servirá melhor.

E aí, gostou do nosso artigo?

Já utilizou impressão 3D alguma vez?

Se sim, como foi?

By ER Soluções Web