fbpx

Alexa: para que serve e como configurar?

Alexa

Não é nenhuma novidade que a Amazon é, hoje em dia, uma das principais empresas do mundo.

Isso porque, além de ter bons produtos, ela abre oportunidades aos pequenos empreendedores, clique aqui para saber mais.  

A Amazon também se destaca por conta dos serviços que ela passou a oferecer, tais quais:

O Prime Video bem como a Alexa.

Você, provavelmente, já ouviu falar nessas inovações já que viraram febre no Brasil e no mundo.

Mas, embora já tenha ouvido falar, você sabe para que serve a Alexa? Como configurá-la? Não?

Se está tentado a comprá-la na Black Friday, mas ainda tem dúvidas, então, temos uma dica:

Acompanha nossa leitura até o fim!

O que é Alexa?

Um dos principais aparelhos da Amazon é a Alexa, como citamos anteriormente. Ela fora lançada, pela primeira vez, em 2014 e, de lá para cá, só se desenvolveu e passou a exercer novas funcionalidades. Não é à toa que tal tecnologia acompanha inúmeras pessoas no dia a dia.

Mas, afinal, o que é a Alexa?

Você pode perceber, por meio da foto disponível nesse artigo, que a Alexa é uma caixinha. No entanto, ela atua como uma assistente virtual por voz inclusa nos dispositivos Echo. Sendo assim, esse aparelho funciona como uma caixa de som inteligente bem como conversacional.

A Alexa não é a primeira assistente virtual por voz que conhecemos. Isso porque a Siri, disponível nos aparelhos Apple, também é uma. Mas há uma grande diferença entre elas: a assistente virtual em questão não está atrelada a nenhum sistema operacional e, assim, é compatível com IOS, Windows e Androids.

Para que serve

A diversidade de funcionalidades da Alexa faz com que tal assistente virtual seja ‘uma mão na roda’ para se ter em casa e/ou no trabalho. Nesse caso, esse dispositivo pode contribuir – e muito! – para o dia a dia já que é capaz de auxiliar na produtividade de cada um por meio de:

  • Definição de alarmes
  • Pesquisar na internet
  • Fazer pedidos de compras
  • Aceitar pedidos de comida em determinadas redes (como Starbucks e Pizza Hut)
  • Colocar timers
  • Divulgação de notícias
  • Sincronização com agenda virtual
  • Informações sobre a previsão do tempo

Mas, além desses benefícios citados, ela também pode enviar mensagens ou atender ligações telefônicas caso esteja com as mãos ocupadas. Devemos ressaltar que a assistente virtual em questão contribui para automatizar funções de sua casa, como o controle de luzes.

A Alexa também pode interagir com eletrodomésticos diversos, como geladeira, televisão, micro-ondas e interruptores. A assistente virtual, quando configurada, pode controlar termostados, sensores de movimento bem como fechaduras de portas.

Estas não são as únicas vantagens em ter uma Alexa em casa já que ela também serve para escutar músicas e reproduzir podcasts ou audiolivros. Durante a faxina, tais funções são ótimas.

Alexa

Como funciona Alexa?

Como citamos anteriormente, a Alexa é uma assistente virtual de voz. Sendo assim, a principal forma dessa tecnologia funcionar é por meio de um comando de voz já que os microfones ficam sempre ligados. Nesse caso, quando configurado, você deve chama-la nome, Alexa, para ativar.

A questão da configuração é fundamental para deixar a assistente virtual funcionando e, dessa maneira, curtir todos os inúmeros benefícios dela. Então, saiba como configurar corretamente!

Alexa: como configurar pela primeira vez?

A primeira coisa que você deve fazer para configurar a Alexa é baixar o aplicativo em seu smartphone. A partir disso, o processo de configuração da assistente virtual é fácil e simples.

  1. Abra o aplicativo Alexa
  2. Clique na opção ‘Dispositivos’
  3. Aperte no ícone ‘+’ que fica no canto superior direito
  4. Clique em ‘Adicionar dispositivos’
  5. Ao aparecer na tela, clique na opção ‘Amazon Echo’ ou outro compatível
  6. Selecione o modelo da sua Alexa
  7. Conecte o dispositivo na tomada
  8. Verifique se a luz da Alexa ficou laranja
  9. Permita o acesso do dispositivo à sua localização em tempo real
  10. Ligue o Bluetooth do seu aparelho celular
  11. Quando a próxima tela aparecer, aparecerá o nome do seu dispositivo
  12. Toque na opção que aparecer o seu dispositivo
  13. Selecione a rede de Wi-Fi e coloque a senha de acesso dela

Após os treze passos, a Alexa deverá demorar segundos para, de fato, ficar configurada. Se você – ou qualquer outra pessoa quiser -, também há a possibilidade de conectar a assistente virtual em outros dispositivos. Isso porque, além das vantagens de usá-la, ela conta com as “Skills”.

Essas Skills, na realidade, são como aplicativos de celular. Dessa maneira, conta com jogos, curiosidades e outras ferramentas que contribuem para a expansão de uso. Tais funções também podem ser habilitadas no dispositivo. Nesse caso, o ideal é configurar as Skills:

  1. Abra o aplicativo da Alexa
  2. Clique em tela inicial
  3. Toque em “Confira os Skills”

Pronto! E aí, decidiu se quer mesmo comprar uma Alexa? Essa é uma decisão que cabe unicamente à você, mas garantimos que, todo mundo que compra, ama a assistente virtual!

By ER Soluções Web