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Atendimento ao cliente: quais os melhores canais de comunicação?

Atendimento ao cliente

A internet e as redes sociais possibilitaram um aumento grande de criação de marcas e lojas.

Inclusive, se você tem a pretensão de montar o seu próprio negócio online, confira algumas dicas.

Por um lado, isso é ótimo já que garante maior diversidade ao cliente de cada nicho específico.

No entanto, também há uma desvantagem: uma enorme concorrência aos empreendedores.

Por isso, então, é preciso se destacar no mercado.

Uma dessas formas é garantir e priorizar proporcionar um bom atendimento ao cliente:

Seja pessoalmente ou em qualquer outro canal.

Quer saber as melhores maneiras de atender melhor o seu público?

Acompanha nossa leitura!

A importância de ter um bom atendimento ao cliente

Se você já é um leitor e/ou leitora do nosso blog, então, provavelmente, já leu como melhorar o atendimento digital ao cliente. Caso ainda não leu, sugerimos que faça, pois tem ótimas dicas!

Mas, afinal, por que é importante garantir um bom atendimento ao cliente?

A concorrência de produtos, serviços e empresas é grande, atualmente, principalmente porque a internet facilita esse grande alcance. Por isso, então, é fundamental que, para se destacar no nicho, a marca apresente determinados diferenciais. Um deles é o bom atendimento ao cliente.

Priorizar um bom atendimento ao cliente te abrirá portas. Isso porque, por meio desse aspecto, a sua marca poderá dialogar com público e ouvi-lo: seja para receber críticas, reclamações ou elogios. Ao cliente, isso é um bom sinal visto que demonstra que o público é de fato essencial.

É fato que nem todo mundo gosta de receber cítricas. No entanto, elas também são importantes para melhorar o serviço que oferece. Com elas, o público tem a capacidade de indicar o que pode ser feito para aprimorar a experiência com a sua marca e, assim, te destacar no mercado.

Saiba, então, os melhores meios e canais de como entrar em contato com o cliente e atende-lo.

Atendimento ao cliente

Os melhores canais de comunicação para atendimento ao cliente

Atendimento por voz (ligações telefônicas)

Não é nenhuma novidade que o contato digital é mais frequente e rápido nos dias atuais. No entanto, ele não anula o fato de que o atendimento por voz também é importante. Esse meio tradicional ainda é um canal de comunicação entre o público, principalmente, aos mais idosos.

O atendimento ao cliente por meio de ligações telefônicas pode ser determinante para saber a entonação do consumidor: ele está satisfeito? Além disso, o atendimento ao cliente por voz nos permite alguns benefícios: ter uma resposta e/ou reação mais rápida e detalhar as informações.

Esse é um trabalho um tanto quanto cansativo e, por isso, algumas empresas contratam profissionais para fazê-lo. Os tais contratados podem se dividir de duas formas: os ativos ou receptivos. Os ativos significam que a empresa é a responsável pelo contato com o cliente.

Os receptivos, por sua vez, significam que o cliente entra em contato com a empresa. Há também os profissionais que fazem as duas funções.

Devemos ressaltar que nem todo mundo gosta de atender ligações telefônicas e, por isso, pode ser um canal de comunicação mais invasivo. Portanto, confira se o cliente aceitou tal contato.

SMS

A sigla SMS significa ‘Short Message Service’ que, em português, é Serviço de Mensagens Curtas. Tal meio de comunicação foi, por muitos anos, uma grande febre, mas hoje não é tão popular.

Mesmo assim, muitas empresas ainda utilizam esse meio para garantir um bom atendimento ao cliente. Nesse caso, então, o SMS pode servir para enviar lembretes ao público e atualizar sobre o status de determinado produto e/ou serviço. Ademais, é um meio de dar cupons de desconto.

A empresa também pode informar o cliente sobre tal evento que acontecerá na região. O SMS serve como uma opção de enviar códigos de barras para que o cliente não atrase o pagamento.

Podemos dizer que, atualmente, nem todo mundo recebe SMS e, assim, tal tática é uma ótima opção de atendimento ao cliente. Isso porque tem altas taxas de abertura e leitura do público.

E-mail

O e-mail foi, como o SMS, uma importante ferramenta de comunicação por muitos anos. Nos dias atuais, ela deixou de ser tão popular e, para resgata-lo, as empresas estão recorrendo à realização de e-mail marketing. Assim, há envio de informações e promoções ao público ideal.

A empresa que optar por esse canal de comunicação para melhorar o atendimento ao cliente precisa estar sempre nutrindo com conteúdos relevantes. Desse jeito, o cliente nunca se esquece de você já que ‘quem é visto, é lembrado’.

Lembre-se que o e-mail é um canal bacana de comunicação, mas use com os usurários que queiram receber tal conteúdo. Se a decisão do cliente de não receber o e-mail não for respeitada, ele crê que a própria voz não é ouvida. Desse modo, tende a se afastar da marca.

Chat online para atender o cliente

Abrir o próprio site indica priorizar algumas questões na página: o domínio, o layout e toda a programação. A marca também precisa cadastrar todos os produtos e/ou serviços e colocar as informações necessárias. Além disso, é preciso lembrar de um meio de contato com o cliente:

O chat online. Tal maneira de comunicar-se com o público e melhorar o atendimento ao cliente implica em tirar possíveis dúvidas e ressaltar os pontos positivos da empresa. Dessa maneira, o consumidor pode se sentir tentado a continuar olhando o site bem como concluir as compras.

Redes sociais

O brasileiro passa muito tempo nas redes sociais e, por isso, esse tipo de canal tornou-se bastante eficiente para as empresas manterem contato com os clientes. Inclusive, nesses espaços, a comunicação e a linguagem são mais informais e apresentam um tom mais casual.

As redes sociais, como Facebook, Instagram e Twitter, também são palco dos memes. Para entrar na onda, as marcas utilizam dessas brincadeiras virtuais e se destacam entre o público.

Mas nem só de memes se vive essa comunicação. Atualmente, as redes sociais são os espaços de criação de conteúdo que podem vir à viralizar. Por isso, interaja com seu público dessa forma.

As redes sociais também podem ser um meio para tirar dúvidas dos consumidores bem como para receber reclamações. Como o contato é rápido, é bacana ter uma equipe para essa função.

Aplicativos de mensagens instantâneas

O Whatsapp e o Telegram são, atualmente, os dois principais aplicativos de mensagens instantâneas. Neles, a conexão é muito rápida o que, de alguma forma, ajuda no atendimento ao cliente. Isso porque, em tais apps, a empresa pode:

  • Enviar lembretes, informativos e/ou atualizações sobre status do pedido
  • Marcar consultas bem como confirma-las
  • Tirar dúvidas de possíveis compradores
  • Efetuar e concluir uma compra ou um serviço

É fato que esses aplicativos de mensagens instantâneas são fundamentais em nosso dia a dia. No entanto, para saber se é um bom meio de atendimento ao cliente, conheça o seu público.

Ouvidoria

Não poderíamos deixar de citar a ouvidoria, um importante meio de comunicação. Ela funciona, basicamente, como a central de reclamações de uma empresa e costuma ser utilizada quando todas as formas de atendimento ao cliente falham. Por isso, é uma ferramenta formal e séria.

By ER Soluções Web