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Conhecer o cliente: o que fazer?

Conhecer o cliente

Ao abrir uma loja e/ou ofertar um serviço, é preciso, principalmente, pensar no cliente.

É que, sem o consumidor, não há vendas e, sem vendas, não existe nenhuma margem de lucro.

Com isso, então, o empreendedor só investe e, de fato, não consegue obter o retorno esperado.

No entanto, para pensar no comprador, o primeiro passo de tudo é conhecer o cliente que tem.

E/ou o que que deseja ter.

Mas, afinal, qual a importância disso? O que fazer para compreender ainda mais o consumidor?

Essas são algumas das perguntas que responderemos, hoje, neste artigo.

Portanto, não deixe de ler esse conteúdo!

Importância de conhecer o cliente

Você, muito provavelmente, já ouviu falar na seguinte expressão: o cliente sempre tem razão. E, embora isso não seja verdade, um empreendedor precisa tratar como se fosse já que, normalmente, cliente com razão é cliente satisfeito. Assim, o empreendedor terá bons frutos.

Um cliente satisfeito e feliz é um cliente que indica o empreendimento aos amigos e familiares, que se fideliza e que compra ainda mais. Isso, obviamente, faz com que o empreendedor tenha mais sucesso em um mercado competitivo e, consequentemente, tenha mais chance de lucrar.

Mas, para deixar o seu cliente feliz, é preciso conhecer o cliente. É que, sem esse passo tão importante, como saber o que fará o consumidor satisfeito? Sem conhecê-lo, como se aproximará dele? Sem conhecer o cliente, como proporcionar a melhor experiência para tal?

Isso porque, hoje em dia, um negócio online ou presencial não chama atenção pela oferta de produtos e serviços. Atualmente, os empreendimentos chamam atenção pela qualidade dos itens e outros diferenciais: o cuidado com a embalagem, a rapidez na entrega e o atendimento.

Por isso, então, tenha em mente que conhecer o cliente é fundamental para se ter sucesso.

Principais benefícios de conhecer o próprio cliente

Identificar as necessidades e atender os desejos do cliente são táticas que fazem parte da fase de conhecer o cliente. Quando uma marca preza por isso, então, ela mostra que valoriza o público que consome os serviços bem como os produtos que oferta. Assim, tem bons resultados.

É que, como já citamos, conhecer o cliente é uma tática eficiente para garantis benefícios, como:

  • Fidelização dos clientes
  • Atração de novos clientes
  • Construção e fortalecimento do relacionamento com os clientes
  • Alcança maior público
  • Direciona esforços de marketing para o público que julga ideal para a empresa
  • Crescimento nas vendas
  • Aumento da credibilidade e reputação da marca
  • É um diferencial em um mercado competitivo
  • Menos erros em campanhas de marketing
  • Oferece experiência personalizável ao cliente

Mais que todas essas vantagens, conhecer o cliente também faz com que a marca consiga lucrar mais. Isso acontece porque, ao conhecer o próprio consumidor, a empresa costuma valorizá-lo e, assim, proporcionar melhor atendimento. E, de acordo com pesquisas, 80% das pessoas pagaria mais para ter melhor assistência.

Mas, afinal, o que uma marca deve fazer para compreender mais o público que deseja alcançar?

Conhecer o cliente
Conhecer o cliente

Estratégias para conhecer o cliente

Agora que já sabe a importância de conhecer o cliente e o que pode ganhar ao tornar essa tarefa determinante, vamos para a prática: estratégias para saber para quem a empresa vende.

Atualize sempre o banco de dados dos clientes

Hoje em dia, a tecnologia pode ajudar – e muito! – na hora de uma empresa conhecer o cliente. Com bancos de dados atualizados, a marca sabe informações demográficas do consumidor, como idade, gênero e estado civil. Além disso, é possível saber onde mora e onde ele nasceu.

O uso de informações também pode ser mais pessoal e, assim, saber o que determinado cliente tem como hobby e os principais sonhos que ele almeja. Mas, como sabemos que os gostos mudam, é sempre necessário atualizar o banco de dados para ter informações certas do cliente.

Realize pesquisas de mercado

A internet, por meio do uso de softwares de bancos de dados, é fundamental. No entanto, é muito importante realizar pesquisas de mercado com o cliente. Nesse caso, então, é possível entregar formulários presenciais, enviar por e-mail e até fazer perguntas por ligações de voz.

Faça pesquisas de satisfação

Uma das principais estratégias que as empresas fazem para conhecer a satisfação do cliente é por pesquisas de satisfação, como o nome indica. Elas costumam acontecer após a finalização de um atendimento e resume-se a uma enquete em consideração à assistência ao consumidor.

Analise as redes sociais da marca

Hoje em dia, também não podemos deixar de fora o papel fundamental que as redes sociais exercem. Como elas são canais de comunicação ao público, é crucial que a marca analise elas constantemente para, assim, entender o perfil geral de cada tipo de consumidor da empresa.

Por exemplo, determinados seguidores e clientes participam de enquetes no Instagram ou no Whatsapp. Outros, por sua vez, costumam comentar mais e compartilhar as publicações da empresa para os amigos. A partir disso, campanhas de marketing podem ser mais assertivas.

E aí, gostou do nosso artigo?

Já sabia a importância de conhecer o cliente?

Se sim, põe em prática algumas dessas ações?

Existe outra tática que utiliza para compreender seu público?

By ER Soluções Web