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Core Competence: como definir?

Core Competence: como definir?

Muitas pessoas têm o desejo de abrir o próprio negócio e, assim, trabalhar de forma autônoma.

É, inclusive, uma facilidade para quem não gosta e não pretende seguir regras de uma empresa.

Além disso, montar a própria empresa é, para muitos, uma maneira melhor de ganhar dinheiro.

Mas, apesar das vantagens, realizar esse sonho demanda estudo e muita análise de marcado.

Tanto é que, antes de definir o público-alvo, é preciso ter noção das marcas na concorrência.

A partir disso, é possível criar estratégias para se diferenciar no ramo e se tornar o melhor.

Nesse caso, então, é preciso definir, corretamente, o Core Competence.

Saiba tudo sobre esse assunto por meio do nosso artigo!

O que é Core Competence?

Antigamente, apresentar e comercializar determinados produtos e serviços já fazia com que uma empresa se tornasse diferente da outra. No entanto, hoje em dia, em um mercado cada vez mais competitivo, principalmente no S-Commerce, as empresas precisam se destacar mais.

Para isso, toda organização, independentemente do porte dela, precisa ter Core Competence. Este termo, quando traduzimos para o português, significa ‘Competência Central’ e corresponde ao conjunto de atributos que fazem com que uma empresa seja diferente e a melhor do ramo.

Tal expressão foi utilizada, pela primeira vez, em 1990 por Gary Hamel e C.K. Prahalad. De lá para cá, a definição do principal diferencial de uma empresa é fundamental para chamar atenção do público. Um grande exemplo, por sua vez, é a marca de smartphone e outros eletrônicos Apple.

A Apple conta com produtos de última geração e, por isso, revolucionam a forma que as pessoas compram e consomem tais itens. Perceba que ‘a marca da maçã’ consegue produzir eletrônicos, fidelizar e reter os clientes. Tanto é que os próprios consumidores são os ‘advogados’ da marca.

Assim como para a Apple, nosso exemplo, definir o Core Competence dá bons frutos à empresa.

Core Competence: quais vantagens de definir?

Não é nenhuma novidade que, hoje em dia, é preciso estar presente, especialmente nas redes sociais. Lá, as empresas podem mostrar os próprios produtos e/ou serviços bem como se aproximar do público-alvo. Acontece que, para isso, é preciso apresentar grandes diferenciais.

Por exemplo, atualmente, existem diversas marcas de vestuário feminino. Mas o que, de fato, pode chamar atenção da sua clientela: o preço dos produtos, o atendimento ao cliente, a qualidade dos itens, as campanhas de marketing e/ou a facilidade das condições de pagamento?

Ao ter noção disso e explorar esse diferencial, a empresa ganha uma vantagem competitiva sobre as principais concorrentes. Com isso, a organização poderá ter aumento do lucro, crescimento das vendas, atração de novos clientes e a fidelização e retenção de consumidores.

Mas, mais que isso, os clientes se tornarão seus advogados, assim como a Apple. Isso faz com que eles defendam quando cometa um erro e evitem o cancelamento da sua imagem. Ter o Core Competence definido torna uma organização única e passa ela na frente da concorrência.

Só que, para aproveitar tais vantagens, é preciso definir, de forma correta, o Core Competence.

Core Competence: como definir?
Core Competence: como definir?

Como definir o Core Competence da empresa?

Para identificar e, assim, definir, de fato, o Core Competence da empresa, o empreendedor pode pensar nas seguintes perguntas: Quais os pontos fortes do negócio? O que oferece de melhor? O que diferencia este negócio dos outros que atuam no mesmo ramo? Qual característica te faz especial?

A partir disso, as respostas destes questionamentos poderão servir como base para organizar as estratégias e, assim, trazer os clientes para perto da empresa. Além disso, acreditamos que, neste processo, o empreendimento pode seguir e manter algumas posturas, tais quais:

Estar à frente da concorrência

Estar à frente da concorrência é importante. O diferencial de uma empresa precisa demandar tempo e/ou esforço para que, assim, os concorrentes não consigam atingir os mesmos pontos fortes com tanta facilidade. Se isso acontecer, o que era especial na empresa, não será mais.

Por isso, então, o Core Competence de uma organização precisa apresentar uma dificuldade de reprodução pela concorrência. A partir disso, pense o quanto sua empresa – ou empresa que trabalha – poderá conservar esse diferencial para que, dessa forma, chame atenção do público.

Trabalhe corretamente estes recursos

Ao identificar e definir o Core Competence, é necessário que a empresa trabalhe, de forma, correta os recursos que a fazem ser diferente das outras. Neste caso, pensar em estratégias de marketing pode ser uma opção interessante para trabalhar e para potencializar o diferencial.

Esteja disponível ao feedback dos clientes

Em algumas empresas, o principal diferencial é o atendimento ao cliente que ela oferece ou a aproximação com o próprio público-alvo. Nestes dois casos, estar disponível para os elogios e entender as críticas dos clientes pode fazer com que uma empresa conheça outros diferenciais.

Por exemplo, confira, de forma periódica, o que os clientes mais elogiam na empresa. Tendo isso em vista, é possível criar estratégias, trabalhar e potencializar esse ponto forte da marca.

E aí, gostou do nosso artigo?

Já sabia o que era Core Competence?

Sabe o da sua empresa?

By ER Soluções Web