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Facebook Messenger para atendimento ao cliente

Facebook Messenger para atendimento ao cliente

O Facebook surgiu há 18 anos, em 2004, e, até hoje em dia, é uma das principais redes sociais.

Tanto é que, de acordo com os dados, foi a pioneira em totalizar 1 bilhão de contas registradas.

Embora o Instagram e o Tiktok tenham muito apelo, o Facebook continua sendo bem popular:

Não é à toa que, atualmente, a rede em questão soma 2,9 bilhões de usuários ativos por mês.

Nela, é possível adicionar amigos, entrar em grupos, compartilhar notícias e criar fan pages.

Mas, muito além, o Facebook também conta com uma aba de mensagens que ajuda empresas.

Nesse caso, então, como usar o Facebook Messenger para atendimento ao cliente?

Essa é uma pergunta que, hoje, responderemos por aqui.

Tem interesse no assunto?

Fica até o fim do artigo para saber tudo sobre!

Facebook Messenger: o que é?

Podemos perceber que, ao longo dos últimos anos, além de serem criadas, algumas redes sociais caíram nas graças do público, como o Tiktok. O surgimento destes novos aplicativos fez com que muitas pessoas deixassem de utilizar, por exemplo, o Facebook. Mas, ainda assim, muita gente ainda o utiliza.

Lá, o usuário pode adicionar amigos à sua listagem e escrever o que está pensando no momento. Quando adicionada ao perfil do usuário, essa publicação pode receber curtidas bem como elogios e críticas por meio de comentários. Além disso, é possível compartilhar a postagem.

No entanto, o Facebook tem uma funcionalidade que resume-se ao envio de mensagens de forma instantânea e, por isso, atua como uma rede de bate-papo. Nesse mensageiro, é possível enviar mensagens para uma ou mais pessoas sendo que, assim, forma-se um grupo entre elas.

O Facebook Messenger conta, hoje em dia, com o próprio aplicativo que facilita a troca de mensagens entre os usuários. Além disso, essa funcionalidade é gratuita e, justamente por não ser paga, alcança muitas pessoas. Tanto é que, hoje em dia, ele está no TOP 3 segundo o Statista.

Tendo em vista essas características, diversas empresas recorreram ao mensageiro em questão principalmente para se aproximar do consumidor. Portanto, saiba as principais vantagens e conheça as melhores dicas de como usar Facebook Messenger para atendimento ao cliente.

Benefícios de usar Facebook Messenger para atendimento ao cliente

Antigamente, o mensageiro do Facebook era apenas para conversar com os amigos do dia a dia bem como com os familiares que há tempos não se via. No entanto, hoje em dia, o uso do Facebook Messenger para atendimento ao cliente é uma realidade devido aos benefícios, como:

  • Comunicação ágil e eficiente
  • Controle de operações
  • Único painel para atendimento
  • Suporte 24 horas
  • Distribuição de atendimentos de maneira automática

Com tais vantagens, o Facebook Messenger para atendimento ao cliente serve, principalmente, para alcançar um público maior e criar e fortalecer o relacionamento com o seu consumidor. Isso porque, no mensageiro, a empresa pode automatizar respostas e deixar mensagens salvas.

Muito além disso, no Facebook Messenger, também é possível programar mensagens de ausência. Sendo assim, então, o cliente que busca seus serviços poderá ver quando sua empresa estará em pleno funcionamento. Assim, é possível fazer vendas e tirar dúvidas sobre algum item.

Facebook Messenger para atendimento ao cliente

Como usar Facebook Messenger para atendimento ao cliente?

Conheça seu público e personalize o atendimento

Um dos principais passos para oferecer um melhor atendimento ao cliente é conhecer o público que acompanha sua empresa e/ou compra com você. A partir disso, é possível saber se é um cliente fiel ou se é a primeira vez que chega até a sua marca. Com isso, personalize a assistência.

Todo cliente gosta de se sentir único e especial e, por isso, uma boa dica é evitar mensagens padronizadas. Conhecendo seu público, é possível pensar em formas de responder e/ou enviar mensagens de uma maneira mais intima e próxima mas não invasiva e tampouco inconveniente.

Habilite respostas rápidas

É fato que, hoje em dia, ninguém gosta de esperar muito para receber uma resposta de uma mensagem. Por isso, então, a habilitação de respostas rápidas é uma boa tática para não deixar o cliente na mão. Além disso, com isso, seu atendimento costuma causar uma boa impressão.

Nesse caso, é possível configurar mensagens de saudações bem como dar opções ao longo da conversa para que ela já seja estruturada. A partir disso, é possível enviar o cliente diretamente para o atendente do setor responsável o que, de alguma forma, otimiza o momento do suporte.

Faça uso de chatbots

A fim de ter um atendimento mais rápido e eficiente, é possível fazer uso de chatbots. Por meio desse canal de comunicação, é possível dar uma assistência mais ágil ao cliente: seja para marcar consultas, informar status de pedidos, dar informações sobre um produto ou fazer compras.

Nesse caso, é possível recorrer a plataformas que ofereçam esse tipo de serviço automático.

Solucione problemas dos clientes

Durante um processo comercial, os clientes podem ter muitas dúvidas bem como problemas. Quando ele procura enviar uma mensagem para sua empresa, ele espera que, no mínimo, seja atendido e, com isso, tenha a assistência que precisa. Por isso, solucione desafios e tire dúvidas.

Realize pesquisas de satisfação

Ao sanar dúvidas e resolver problemas dos clientes, é comum que as empresas façam uma rápida pesquisa de satisfação no Facebook Messenger. Esse passo é importante para saber se o mensageiro do Facebook está sendo um canal de comunicação eficiente para o consumidor.

Costuma utilizar o Facebook Messenger para atendimento ao cliente?

Se sim, existe outra dica que você pode deixar nos comentários?

Estamos curiosos para saber!

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