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O que fazer na pré e pós venda?

Pré e pós venda

Em um processo de venda, todos os momentos são fundamentais para ambas as partes:

Tanto para o empreendedor, dono de uma empresa, quanto para o cliente.

Isso porque, além de lucrar, é preciso atrair novos consumidores e fidelizar a clientela.

No entanto, infelizmente, nem todo mundo sabe o que deve fazer no momento antes da venda.

Esse é um desafio comum que persiste até o estágio depois da venda.

Acontece que tais erros podem custar – e muito! – ao seu negócio online ou presencial.

Portanto, então, saiba o que fazer na pré e pós venda!

O que é pré-venda?

A pré-venda é, como o próprio nome indica, o momento que antecede o fechamento de um negócio seja a venda de um produto e/ou serviço. Tal etapa do processo comercial resume-se, basicamente, em uma filtragem dos melhores possíveis clientes que poderão comprar na loja.

Os profissionais que atuam na área de pré-venda costumam analisar os melhores consumidores para que, assim, estes possam efetuar uma compra. Dessa maneira, então, a pré-venda preza pelo aumento da taxa de fechamento de vendas e, por isso, explora os clientes ideais e certeiros.

A etapa em questão funciona mais como uma área de apoio às vendas visto que serve como uma peneira: a equipe gera bons leads, prospecta clientes e encaminha-os para a venda final.

A pré-venda é, em determinadas empresas, o momento ideal para identificar as principais necessidades do público. A partir disso, o funcionário da pré-venda deve criar um ambiente em que o interesse pelo produto e/ou serviço seja a principal solução que a própria empresa oferta.

Benefícios de investir na pré-venda

O principal objetivo da pré-venda é fazer com que o processo de venda torne-se mais eficiente. Para isso, o profissional responsável deverá utilizar a pesquisa e análise, mas não pensa em fechar um negócio já que tal função é do vendedor. Assim, a pré-venda é benéfica por conta de:

  • Redução e otimização do tempo de resposta de um lead
  • Melhora a qualificado dos leads
  • Aumentar a taxa de fechamento das vendas
  • Redução do ciclo de vendas
  • Diminui o custo de aquisição de clientes (CAC)
  • Contribui para o amadurecimento de decisão do cliente
  • Deixa os clientes mais bem atendidos

Além desses benefícios, ter uma área de pré-venda também pode melhorar a área de comunicação de uma empresa. Isso porque a equipe no processo comercial em questão pode identificar e capturar informações acerca dos clientes que ajudam a entender o produto/serviço.

A partir disso, o time da comunicação, como do marketing, pode criar novas estratégias para solucionar esse ruído que causa dúvidas. Por isso, então, a etapa de pré-venda agrega uma loja.

Como fazer?

A etapa de pré-venda não deve ser pulada em nenhum processo comercial, pois, caso não exista, o negócio pode não apresentar sucesso. Para isso, é preciso colocar a ‘mão na massa’ e fazer.

Separamos, então, as melhores dicas de como implementar a pré-venda na sua empresa:

Conheça o perfil dos leads

Um dos principais passos é identificar e conhecer o perfil dos possíveis clientes para sua loja. A partir disso, poderá ajudar no momento ideal da abordagem e no aumento da oferta para aquele consumidor. Com isso, então, há mais chances de fechar um negócio de forma mais eficiente.

Use um bom canal de comunicação

A reunião de informações sobre os possíveis clientes também ajuda na comunicação com os leads. Isso porque, por meio do conhecimento sobre os consumidores, aprenderá qual o melhor canal de comunicação com o público que queres atingir. Portanto, junte todas as informações!

Tenha uma relação de confiança com o lead

Antes de efetuar uma compra, um cliente gosta de ter confiança na empresa que está adquirindo produtos e/ou contratando serviços. Tal relação começa antes mesmo do fechamento de um negócio: ele começa na etapa comercial de pré-venda.

Quando mais confiança o lead deposita em sua loja, ele está mais perto de fechar uma compra.

Contrate e treine os funcionários

A fim de se aproximar mais do seu possível cliente, é necessário investir no principal representante de sua marca: seu funcionário. Portanto, procure contratar profissionais que tenham experiência e/ou vontade de aprender para atuar na etapa comercial de pré-venda.

Se você não quer se desfazer de sua atual equipe, ofereça um bom treinamento aos funcionários. Quanto mais conhecimento tiverem, melhor serão os resultados na pré-venda.

Pré e pós venda

Pós-venda: o que é?

Muitos empreendedores e funcionários têm uma visão errada após o fechamento de um negócio: acreditam que o cliente não tem mais valor nenhum. No entanto, isso não é verdade:

Criar estratégias e iniciativas de pré e pós venda são cruciais para aumentar o sucesso do seu negócio.

O pós-venda é um momento tão importante quanto a pré-venda já que sucede o final de uma venda. Mas, muito além disso, é o estágio em que você precisa fidelizar, reter e manter uma relação de confiança com o seu consumidor. Assim, os ganhos vão além de uma limitada venda.

Isso porque, ao ser fidelizado, o cliente tende a voltar mais frequentemente à sua loja e costuma indicar o seu negócio a amigos e familiares. Estes resultados são fundamentais para um negócio.

Vantagens da pós-venda

A fidelização dos clientes é uma das principais vantagens de ter um pós-venda eficiente. Através disso, a sua marca conseguirá benefícios bem importantes, tais quais:

  • Fortalecimento da marca
  • Melhora na reputação
  • Indicação orgânica dos clientes
  • Aumento de recompra
  • Reduzir a taxa de cancelamento ou abandono do produto
  • Mantém os clientes por mais tempo com a empresa
  • Aumenta a satisfação da clientela
  • Tem melhores feedbacks entre os clientes

Esses bons resultados só são possíveis quando a etapa comercial de pós-venda é feita corretamente. Para isso, então, confira algumas dicas.

Como fazer?

O momento de pós-venda pode ser um ‘bicho de sete cabeças’ para algumas empresas, principalmente, as pequenas que ainda não têm tanto investimento. No entanto, viemos desmistificar essa ideia já que fidelizar os clientes pode ser por meio de ações simples, como:

  • Crie conexões emocionais com o cliente por meio de uma relação sincera
  • Esteja sempre disponível para saber os principais feedbacks até os negativos
  • Procure solucionar os problemas que o cliente apontou
  • Faça pesquisas de satisfação
  • Faça follow-ups
  • Personalize o conteúdo das mensagens para deixar o cliente mais próximo
  • Ofereça programas de fidelidade

Lembre-se que um oferecer um bom atendimento é o que pode te destacar em um mercado competitivo. Portanto, atente-se aos pequenos detalhes que, certamente, fazem a diferença nas etapas comerciais de pré e pós venda!

By ER Soluções Web