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Tráfego orgânico: dicas mais relevantes para aumenta-lo

Tráfego orgânico: como aumentar?

É fato que, hoje em dia, as redes sociais estão tomadas de criação e criadores de conteúdo.

E, para se destacarem em um cenário competitivo, muitas empresas apostam no tráfego pago.

Mas, além dessa tática, precisamos pensar que nem todas as marcas têm capital para investir.

Portanto, é crucial compreender a importância do tráfego orgânico e o porquê utilizá-lo.

Também é fundamental saber as principais dicas de como usar essa estratégia corretamente.

Esse é o nosso papel no artigo de hoje: fazer com que você entenda mais sobre o assunto.

Vamos juntos, então?

O que é tráfego orgânico?

Tráfego é um termo do nosso idioma, o português, utilizado diariamente em notícias que envolvem o fluxo de carros bem como outros veículos. No entanto, essa palavra também costuma ser – e muito! – usada nas agências de marketing e nas agências de publicidade no país.

É que tráfego é um termo que também indica a movimentação em uma página no mundo digital, como de um site ou uma conta em rede social. Orgânico, por sua vez, é uma palavra utilizada em diversos setores e situações e, geralmente, tem a ver ao fato da não adição de elementos.

Tráfego orgânico é, então, no mundo do marketing digital, uma estratégia que visa o fluxo espontâneo de visitantes de um site e/ou conta em rede social. Sendo assim, não há uso de anúncios e nem de outras táticas para chamar visitantes e, com isso, para converter em vendas.

Como é uma estratégia comum, podemos dizer que o tráfego orgânico pode, sim, gerar bons frutos. Até porque nenhuma empresa investiria fortemente em algo se não gerasse resultados.

Benefícios de apostar no tráfego sem custos

O primeiro e, as vezes, determinante benefício de apostar no tráfego orgânico é, sem muitas delongas, o fato de não precisa investir dinheiro em anúncios. Essa é uma vantagem interessante para quem ainda não tem tanto capital para investir e para empresas com orçamento apertado.

Em relação à isso, também precisamos ressaltar que, como não há custo financeiro, as visitas em uma página serão constantes. Isso, obviamente, é bem diferente do tráfego pago que precisa de investimento para, a partir disso, gerar visitantes no site ou rede social e, assim, mais vendas.

Mas, além dessa questão financeira, o tráfego orgânico tem outras vantagens, tais quais:

  • Dá maior credibilidade a página
  • Os resultados não têm prazo de validade
  • Ajuda na construção e fortalecimento de relacionamento com os clientes
  • Aumento do engajamento
  • Fidelidade do público

É fato que, para obter e aproveitar todos esses benefícios do tráfego orgânico, a tática em questão precisa ser feita corretamente.

Portanto, confira dicas de como aumentar o fluxo de visitantes em um site e/ou em uma conta.

Tráfego orgânico: como aumentar?
Tráfego orgânico: como aumentar?

Dicas relevantes para aumentar o tráfego orgânico

Usar o tráfego orgânico é uma missão que precisa de paciência, pesquisa e trabalho constante. Mas existem algumas dicas que, por sua vez, são bem relevantes para alavancar essa estratégia.

Aposte na otimização SEO do site

SEO é a sigla utilizada para abreviar a expressão Search Engine Optimization que, em português, significa Otimização para Mecanismos de Busca. Esta, por sua vez, resume-se ao conjunto de técnicas que ajudam a melhorar o alcance e o ranqueamento de uma página na internet.

Nesse caso, então, existem elementos que são determinantes nessa missão, tais quais: links internos e externos; conteúdos originais; títulos chamativos; meta descrição; uso de tags; imagens bem como uso da palavra-chave escolhida. Esta deve estar ao longo de longos textos.

Conheça e construa sua persona

É fato que é preciso conhecer o cliente que visita a sua página bem como aquele que compra com você. Mas, para dar uma ‘cara’ a ele, é fundamental que construa a sua persona. Esta, por sua vez, é uma representação fictícia do consumidor ideal para seu negócio e envolve fatores:

  • Idade
  • Nome
  • Desejos
  • Sonhos
  • Ocupações
  • Medos
  • Desafios
  • Necessidades

Sabendo desses componentes, é mais provável montar uma persona conforme a sua marca. Por meio dela, as estratégias de marketing poderão alcançar, de forma orgânica, mais o seu público.

Tenha em mente o interesse do seu público

A partir da criação de sua persona, as tarefas de alcançar o interesse e os desejos do público ficam mais fáceis. Daí em diante, a marca consegue também montar estratégias para construir e fortalecer o relacionamento com o consumidor, inclusive utilizando os melhores canais de comunicação.

Faça conteúdos relevantes e em diferentes formatos

Hoje em dia, é possível reparar que, principalmente nas redes sociais, os conteúdos são muito mais visuais, por meio de fotografias e vídeos. No entanto, uma empresa não deve focar na criação de conteúdo apenas com esses recursos. Assim, aposte em e-books, podcasts e blogs.

Na hora de postar uma publicação nas redes sociais, invista na criação e elaboração de vídeos em diferentes formatos, como em IGTV e/ou em reels, no Instagram. Para saber o melhor formato para o seu público, é preciso conhecer a persona e saber como ela consome conteúdo.

Também não podemos esquecer que criar conteúdos relevantes é fundamental. Sendo assim, não invista tempo e dinheiro para conteúdos que não têm a ver com seu segmento, com seu público e não sejam necessários. Com isso, a credibilidade de sua marca se torna ainda melhor.

E você, gostou do nosso artigo?

Investe no tráfego orgânico?

Se sim, já te deu bons resultados?

By ER Soluções Web