fbpx

BrasDex: tudo sobre vírus no PIX

BrasDex: tudo sobre vírus no PIX

De uns anos para cá, tivemos diversas novidades no setor tech disponíveis à nossa utilização.

Uma das principais invenções que, de fato, mudou a nossa e facilitou as compras foi o PIX.

Embora seja um modelo de pagamento seguro, o PIX pode estar suscetível a alguns danos.

Podemos citar os golpes bancários por meio da má fé das pessoas e, agora, o BrasDex.

Quer saber o que significa BrasDex? E quer saber como é possível evitar esse problema?

Essas são algumas das perguntas que, hoje, responderemos por aqui.

Por isso, leia o nosso artigo até o fim caso o assunto te interesse.

Pagamento por PIX: o que é?

Você se lembra que, antigamente, só pagávamos compras por meio de dinheiro em espécie? Essa alternativa ainda é válida, mas não é a única visto que, hoje em dia, temos o pagamento por transferência bancária, boletos e cartões (crédito e débito). Além disso, também há o PIX.

Mas, afinal, o que é PIX?

PIX é uma forma de pagamento instantâneo e, por isso, não apresenta restrições de dia e nem horário para transferir uma quantia. Além disso, esse processo acontece de maneira rápida e bem prática. Tais características fazem com que o PIX seja, hoje, grande sucesso ao comércio.

Como surgiu em 2020, esse modelo de pagamento instantâneo passou por reformulações nas regras. Para entender bem como saber quais foram as mudanças, leia o nosso artigo intitulado de ‘Novas regras do PIX: confira o que mudou’.

Apesar das mudanças, uma coisa que não mudou é o cuidado que se deve ter ao fazer qualquer operação com o PIX. Isso porque, infelizmente, existem pessoas que não são confiáveis e, assim, aplicam golpes. Além disso, hoje em dia, é preciso ficar de olho em outro problema: BrasDex.

O que é BrasDex?

No final do ano passado, a empresa de cibersegurança ThreatFabric, localizada em Amsterdã, identificou um novo perigo conforme o funcionamento do PIX: o BrasDex. Apesar do nome, podemos dizer que ele atua como um malware que, por sua vez, para os leigos, significa vírus.

Com isso, então, diversos usuários do modelo de pagamento instantâneo estão preocupados. Esse receio aumenta mais ao saber que vários clientes de diferentes instituições financeiras já foram atingidos por esse vírus. Para evita-lo, é fundamental entender como o Brasdex funciona.

BrasDex: tudo sobre vírus no PIX
BrasDex: tudo sobre vírus no PIX

Como BrasDex funciona?

O vírus do PIX funciona como um interceptador de transações bancárias aos usuários. Isso acontece da seguinte forma: ao programar um pagamento, uma nova tela aparecerá carregando. Tal tela se trata de uma máscara branca que o criminoso altera o destinatário e os valores.

Como o usuário do PIX não tem conhecimento sobre, ele digita a senha e confirma a operação. Diante disso, ele acredita que está tudo bem, dentro da normalidade. No entanto, quando recebe o comprovante de pagamento, o usuário consegue visualizar para onde foi o dinheiro e a quantia do desvio.

É importante ressaltarmos que, para o BrasDex atuar, ele precisa ser instalado no aparelho do usuário do pagamento instantâneo, o PIX. A instalação desse malware, por sua vez, costuma acontecer de forma discreta e sem alardes para que o usuário do smartphone não tenha noção:

A abertura de links que chegam, de forma constante, principalmente de remetentes desconhecidos, pode ser uma forma de instalar o BrasDex. Além disso, o vírus pode chegar via mensagens no Whatsapp, SMS bem como por abertura de sites que não são seguros ao usuário.

Agora que já sabe como o BrasDex atua e como ele é instalado, é necessário tomar as medidas necessárias para evitar fraudes durante o uso do PIX. Com isso, saiba como evitar esse malware.

BrasDex: como evitar o vírus?

Sabemos que nem sempre é possível evitar um golpe. No entanto, tomar determinados cuidados podem ser cruciais para afastar bem como diminuir as chances de sofrer com fraudes.

Tendo isso em vista, separamos duas medidas que podem – e devem! – ser consideradas, como:

Tenha cuidado com o recebimento de links

O uso das redes sociais e dos aplicativos de mensagens instantâneas podem ser positivas para a socialização com amigos. Tanto é que, por meio deles, os conhecidos, colegas e familiares conseguem enviar links, para você, de páginas engraçadas ou de notícias que são imperdíveis.

Acontece que, infelizmente, esses links podem estar carregados de vírus, como o BrasDex. Dito isso, acreditamos que uma forma de evitar esse malware é ter maior desconfiança com alguns endereços eletrônicos e, assim, só clicar em determinado link quando este conhecido e seguro.

Não baixe aplicativos fora de lojas oficiais

Aqui, neste texto, citamos que a instalação do BrasDex acontece, de forma geral, por meio da abertura de links que não são confiáveis. Acontece que, além disso, a instalação do vírus do PIX também pode acontecer quando o usuário for fazer download de algum aplicativo e usá-lo.

Com isso, para evitar a presença do malware no smartphone, sugerimos que os aplicativos só sejam baixados nas lojas oficiais, como Play Store e Apple Store. Nestas plataformas, os apps são mais seguros e confiáveis, pois têm filtros de segurança.

E aí, gostou do nosso artigo?

Já tinha ouvido falar no BrasDex?

Conhece alguém que já caiu nesse golpe?

By ER Soluções Web