fbpx

No-code: saiba o que é e principais plataformas

No-code

O desenvolvimento de softwares para sistemas depende, principalmente, de um profissional:

O programador.

Este, por sua vez, precisa saber conhecimento teóricos e, obviamente, os práticos e técnicos.

Portanto, então, é sempre bom estar se atualizando especialmente por meio de cursos.

Mas, além disso, o programador também precisa conhecer determinadas tecnologias, como:

No-code.

O que, de fato, é isso? Para que ele serve? Quais são as principais plataformas de no-code?

Conheça, então, tudo sobre esse assunto por meio desse artigo que, garantimos ser, completo!

No-code: o que é?

Criar e utilizar uma página na internet e um software pode ser difícil para quem não é programador e não tem conhecimento básico sobre o assunto. Mas, a fim de facilitar essa ação, existem plataformas que contribuem para desenvolver sistemas, sites e apps sem complicação.

Estas plataformas têm um nome em inglês: o no-code. Em português, significa, em português, sem código. Tal conceito é, na realidade, uma tecnologia que envolve o desenvolvimento de softwares, páginas de sites e aplicativos sem precisar utilizar os conhecimentos de programação.

Mas, afinal, o que isso significa?

Significa que, no no-code, o desenvolvimento de softwares, páginas de sites e aplicativos acontece sem a utilização de códigos, como próprio nome indica. A partir disso, podemos dizer que a realização de testes e a correção de bugs não ocorre, pois não há códigos para alterar.

Diante disso, então, essa atuação acontece de maneira mais rápida bem como mais simples.

Benefícios

Agora que você já sabe o que, de fato, é no-code, provavelmente, já sabe que é uma tecnologia intuitiva e simples. Com isso, então, o principal benefício desse conceito é não ter – e evitar! – a descomplicação que o uso de códigos para desenvolvimentos operacionais exige de cada um.

Mas, para isso, é preciso saber utilizar as melhores e principais plataformas no-code que têm.

No-code

Principais plataformas

Adalo

Adalo é uma plataforma no-code. Lá, pessoas criativas, proprietários de empresas bem como fundadores podem criar aplicações web. Além disso, o Adalo também permite a criação de aplicações móveis da forma que deseja. Isso, então, significa que é possível personalizar.

Para personalizar, é possível escolher uma fonte, paleta de cores, ícones, logotipos e outras funcionalidades. No entanto, a Adalo não é uma plataforma apenas para criação já que é possível gerenciar o conteúdo pronto, publicá-lo e compartilhar com outros para engajamento.

O usuário pode utilizar essa plataforma pela web e/ou pode fazer download no smartphone. Dessa maneira, a Adalo está disponível na Apple Store e no Play Store. Também devemos ressaltar que é possível se cadastrar e usar gratuitamente ou pagando $45, $65 e $200 por mês.

Buildfire

O Buldfire também é uma plataforma no-code. Nela, é possível construir aplicativos móveis tanto para sistemas operacionais Android quanto para iOS. Tal construção acontece de maneira fácil, intuitiva, personalizavável e gratuita. Grátis somente por duas semanas (14 dias) de uso.

Nesta plataforma, o usuário pode criar aplicativos de fluxo de trabalho de negócios, de comunicação para funcionários, de organizações religiosas e criadores de conteúdo. Além disso, aplicativos educacionais, de eventos, condicionamento físico e comercio eletrônico também.

Existem dois tipos de criação no Buildfire: a criação de aplicativos com a plataforma DIY que não é preciso de códigos. Nesse caso, é possível aproveitar a forma gratuita por um certo período, como citamos. Ademais, pode escolher o nível iniciante, padrão e padrão plus que, respectivamente, custam $349, $499 e $699 por mês.

O Buildfire Plus, por sua vez, dá a possibilidade de um especialista da plataforma criar o app. Para isso, é preciso investir de $5.000 até $15.000 com disponibilidade de diversas funções.

Glideapps

A última sugestão de plataforma no-code é a Glideapps. Com ela, qualquer usuário pode criar ferramentas personalizadas sem precisar nenhum profissional de Tecnologia da Informação. Nela, ainda é possível adicionar linhas, fazer upload de fotos, enviar e-mails e outras funções.

Na Glideapps, o usuário também pode publicar, de forma instantânea, o que criou. No entanto, nesse caso, não é preciso fazer download e nem fazer instalação da aplicação que fora criada. Também devemos ressaltar uma função importante da plataforma Glideapps: a sincronização.

Mas, além de criar apps, a plataforma em questão te dá a possibilidade de editar dados. Para isso, é preciso conectar os dados onde estiverem, mas não há bloqueio ou migração. Sendo assim, então, a programação acontece de forma simples e sincronizada. Isso, claro, contribui – e muito! – a vida de uma pessoa que precisa trabalhar com isso diariamente.

É fato que, para aproveitar essas funções, é preciso se inscrever no site. Lá, o usuário pode escolher entre dois planos na plataforma: para as empresas que o custo costuma variar entre $99 e $799. Nesse caso, existem diversas funcionalidade específicas para quem assinar o plano.  

Os indivíduos, de forma solo, também podem usar essa plataforma: tanto de forma gratuita quanto pagante. Caso escolha investir, saiba que o preço é $25 (nível iniciante) e $99 (nível pró).

By ER Soluções Web