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Newsletter para ter um relacionamento com cliente?

Newsletter

O e-mail foi, durante muitos anos, o principal canal de comunicação entre pessoas e empresas.

Com o surgimento de redes sociais mais rápidas, ele deixou de ser o meio mais importante.  

Apesar disso, não podemos dizer que o e-mail saiu de moda já que, hoje, ele ainda funciona.

Uma das principais funcionalidades do correio eletrônico, atualmente, é o envio de Newsletter.

Mas o que, de fato, é Newsletter? Quais os benefícios de fazer? Como criar para sua empresa?

Essas são perguntas que responderemos por aqui no Blog ER Soluções Web.

Quer saber mais?

Acompanha a leitura!

O que é Newsletter?

Newsletter é uma palavra em inglês que, ao traduzir para o português, significa Boletim de Notícias e, por isso, atua como um informativo. As pessoas, caso queiram, costumam receber as novas notícias por meio do e-mail. Para isso, é claro, elas precisam ser da base dos contatos.

Esses envios acontecem, de forma geral, por meio de disparos em uma certa frequência: diário, semanal, mensal, trimestral bem como anual. A partir disso, então, quem recebe, normalmente o cliente de um produto e/ou de um serviço, é quem quer – e precisa – estar antenado à marca.

Benefícios dos disparos

É fato que, hoje em dia, as redes sociais desempenham um papel essencial para um empreendimento. Isso porque, como já explicamos no blog, elas são canais cruciais para receber elogios e críticas. Assim, são palcos do começo e manutenção do relacionamento com o cliente.

No entanto, embora muitas pessoas não saibam, o disparo de Newsletter também é um canal eficiente para se chegar ao próprio público. Tal fato é, inclusive, comprovado por meio de dados: enquanto o percentual de vendas por redes sociais fica em torno de 0,59%, no e-mail, como por meio de envio de Newsletter, o percentual sobe para quase 5% das vendas.

Muito além disso, o envio de mensagens por e-mail, seja para atrair novos clientes, fidelizá-los ou oferecer ofertas, vai para o público correto. Isso porque, todos – ou, pelo menos, a maior parte – que recebem Newsletter são pessoas que, normalmente, se interessam pela sua marca.

Tanto é que, de acordo com o Lenskold Group, a relevância de mensagens por e-mail, como o boletim de notícias, é 113% maior que o envio aleatório de mensagens. Sendo assim, então, a Newsletter promove benefícios à uma empresa, tais quais:

  • Aumenta o tráfego do seu site
  • Cria e mantém um relacionamento com o próprio público
  • Demonstra conhecimento sobre determinado assunto
  • Divulga a sua empresa de maneira barata e simples
  • Gera uma relação de confiança e interesse entre empresa-cliente
  • Otimiza os resultados
  • Permite medir as métricas

Acontece que, para aproveitar os bons frutos que a Newsletter pode oferecer ao seu empreendimento, é preciso saber fazê-la da maneira correta. Para isso, confira, abaixo, como fazer uma Newsletter e dicas de conteúdos para o envio de notícias por e-mail ao cliente.

Newsletter

Como fazer um boletim de notícias?

Criar uma Newsletter envolve muito planejamento e estratégias que, inclusive, podem se relacionar com o marketing. Por isso, então, é importante que um bom profissional crie e dispare as principais notícias de sua empresa por e-mail. Nesse caso, ele deverá seguir alguns passos:

  • Definição dos principais objetivos para o envio de Newsletter: aumento de acessos em site, aumento de leads, fidelizar clientes, facilitar uma nova compra, promover eventos?
  • Escolha da frequência ideal para enviar o boletim de notícias: nessa fase, é importante fazer testes: é melhor enviar uma vez pela semana ou uma vez por mês? Lembre-se que, nunca, em hipótese alguma, deve-se lotar a caixa de entrada do cliente.
  • Crie um domínio profissional e escolha uma ferramenta para enviar a Newsletter: nunca dispare um boletim de notícias por uma conta pessoal ou provedores comuns de e-mail
  • Produza um layout bonito, criativo e funcional para sua Newsletter: escolha os elementos de design, tamanho e tipo de fonte e não esqueça de inserir a logomarca
  • Faça uma curadoria do que serão os principais conteúdos de acordo com sua empresa
  • Personalize o conteúdo da Newsletter e lembre-se de colocar links, call action e informações centrais de seu empreendimento no rodapé

Ao criar e configurar o que, de fato, deseja no seu boletim de notícias, não esqueça de responder os seus assinantes. Essa é uma ação simples que, por sua vez, te abre portas para um relacionamento transparente e duradouro com o cliente. Além disso, meça sempre as métricas.

Dicas de conteúdos para Newsletter

Uma das principais dicas para ser criar uma Newsletter é ter um conteúdo relevante e que, obviamente, tenha a ver com a empresa. Assim, os clientes sentirão mais interesse em ler o que foi enviado. Nesse caso, então, um empreendimento pode usar o boletim de notícias para:

  • Comemorar uma novidade com os clientes
  • Compartilhar notícias e estatísticas sobre determinado assunto
  • Convide o cliente à algum evento
  • Dê boas vindas
  • Ofereça atualizações sobre alguma coisa do empreendimento
  • Envie dicas exclusivas
  • Ofereça descontos, promoções e cupons
  • Apresente quem faz parte de seu negócio e o que cada um faz
  • Envie ofertas de emprego, caso esteja contratando
  • Faça lembretes sobre determinado assunto
  • Envie as postagens mais lidas do seu blog
  • Faça pesquisas de satisfação

As dicas de conteúdos para Newsletter citadas acima só foram algumas. O envio de notícias por e-mail é um ótimo canal de comunicação entre empresa e cliente. Por isso, invista nesse canal de comunicação e aproveite os bons frutos!

By ER Soluções Web