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A importância do EVP para empresa

A importância do EVP para empresa

Não é novidade que, nos últimos anos, o Brasil sofreu muito com o aumento do desemprego.

No primeiro trimestre desse ano, 2023, o país chegou ao índice de 8,6% de taxa de desocupação.

Traduzindo isso para números gerais, tal dado consiste a 9,2 milhões de pessoas sem emprego.

Diante de tal cenário, ter oportunidade de fazer entrevista de trabalho e ser seleciona é ótimo.

Só que, hoje em dia, as empresas querem funcionários que tenham experiência e talento.

Mas, muito além disso, as corporações valorizam o alinhamento do colaborador com ela própria.

Tendo estes fatos em vista, precisamos falar sobre a importância do EVP para a empresa.

Quer saber mais sobre esse tema?

Basta aproveitar a leitura até o fim!

EVP: o que é?

EVP é, na verdade, uma sigla que existe para abreviar a seguinte expressão: Employee Value Proposition. Estas palavras, quando traduzimos para o português, significa ‘proposta de valor do empregado’.  Tal conceito, como o nome indica, se refere ao que a empresa dá ao funcionário.

Levando isso em consideração, podemos dizer que, normalmente, a corporação apresenta o EVP ao colaborador durante a entrevista de emprego. Por meio disso, então, é um conjunto de vantagens que a empresa costuma promover ao funcionário caso a atuação dele seja eficiente.

Hoje em dia, como vivemos em um país em que a inflação é alta, o salário do trabalhador não costuma render para todas as necessidades básicas. Sabendo disso, o EVP pode ser uma forma de bonificar o funcionário, seja com o aumento do salário, comissão, plano de carreira e outros, pelo desempenho durante aquele mês ou em qualquer período. No entanto, ele vai além disso.

A importância do EVP para empresa
A importância do EVP para empresa

Qual a importância do Employee Value Proposition?

O mundo dos negócios bem como o mundo das vendas nem sempre é linear. Isso porque são setores que vivem de altos e baixos: há épocas do ano, por exemplo, que tal comércio vai muito bem. Em outras, por sua vez, alcançar o objetivo do planejamento de vendas parece impossível.

Nesse cenário de incertezas, as vezes, os funcionários não estão tão satisfeitos e, por isso, ter uma política de motivação dos membros da empresa é essencial. Dentro dessa política institucional, o Employee Value Proposition costuma ser uma alternativa importante para todos.

Isso porque tal iniciativa pode gerar ótimos benefícios para a corporação que a valoriza, como:

  • Fortalece e sinaliza ao mercado que a marca é, de fato, um bom lugar para trabalhar
  • Maior motivação, satisfação, comprometimento e colaboração dos funcionários
  • Criação e manutenção de um ambiente profissional harmonioso e mais empático
  • Maior possibilidade de atrair bem como reter bons talentos na organização

Além dessas vantagens, o EVP também promove uma propaganda orgânica sobre a marca. Tal propaganda acontece por meio dos próprios funcionários que estão satisfeitos em trabalhar na marca. Com isso, é mais fácil de mostrar que, na marca, o colaborador é respeitado e valorizado.

A propaganda orgânica também pode ocorrer por meio dos clientes. Isso porque, hoje em dia, dependendo do público do nicho, a maior parte dos consumidores não quer só um bom serviço e/ou produto. Os clientes querem investir em uma marca que se importa com a comunidade.

Dessa forma, então, apostar na estratégia do EVP pode proporcionar, à empresa, a fidelização do público-alvo e atração de novos clientes. Isso, logicamente, pode aumentar o lucro da marca.

Como definir o EVP na empresa?

Salário, assistência médica, férias remuneradas, licença maternidade e vale transporte são só alguns dos principais direitos dos trabalhadores. O EVP, por sua vez, vai muito além disso: envolve reconhecimento do trabalho individual, ambiente de trabalho saudável e uma equipe diversificada. Além disso, mostrar que o funcionário do trabalhador pode crescer na empresa.

Acontece que, para isso, a organização precisa trabalhar – e muito! – para implementar o EVP. Se você não sabe por onde começar, então, confira algumas das nossas seguintes dicas:

Conheça o perfil dos funcionários

Para uma empresa, conhecer o próprio cliente é fundamental para, assim, satisfazê-lo e deixa-lo feliz. Em relação ao colaborador, a organização também precisa conhecer os funcionários que atuam e que são responsáveis por toda o funcionamento. Nesse caso, elaborar perguntas e pedir para os colabores responderem, de forma online ou presencialmente, é uma opção essencial.

É importante saber o diferencial da empresa bem como os principais anseios do trabalhador. Com base nas respostas, os membros responsáveis poderão criar ótimas iniciativas para o EVP.

Defina o EVP

Após conhecer o perfil das pessoas que atuam na empresa, construa a estratégia de Employee Value Proposition. Nesse caso, é importante pensar em alguns critérios, tais quais: recompensas individuais, alinhamento à cultura organizacional, relacionamento e chances de crescimento.

Comunique o Employee Value Proposition

Quando as estratégias de EVP estiverem prontas e forem aprovadas pelos líderes, é fundamental divulgá-las. Nesse caso, é importante pensar nas formas de divulgação, no conteúdo, no tom e na voz que serão utilizadas bem como em outras ações que poderão ser ideais para a divulgação.

No âmbito interno, a empresa pode promover workshops e palestras para explicar o que os funcionários têm direito. No âmbito externo, por sua vez, a empresa também pode – e deve! – divulgar as estratégias de EVP. Nesse caso, o uso das redes sociais é super válido para divulgar.

E aí, gostou do nosso artigo?

Já sabia o significado de EVP?

A empresa que você trabalha utiliza essa estratégia?

Se sim, de que forma?

By ER Soluções Web