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Atendimento pelo Whatsapp: confira as melhores dicas

Atendimento pelo Whatsapp

Não é novidade que, hoje em dia, existem muitas maneiras de entrar em contato com o cliente.

Isso porque, atualmente, a maioria das empresas utiliza o SAC 4.0 que preza pelo omnichannel.

Sendo assim, estar nas redes sociais e ser atuante nelas é ótimo para se conectar com o público.

Nesse caso, pode-se investir no uso do Facebook, Instagram, Tiktok ou até mesmo pelo ‘zap’.

Ficou interessado em saber como manter um bom atendimento pelo Whatsapp?

É fácil, basta acompanhar a leitura até o fim!

Importância de usar Whatsapp para atender os clientes

Ao longo dos anos, muitas transformações bem como evoluções aconteceram e podemos destacar uma delas: os telefones fixos não são mais tão necessários em uma residência. Por que isso aconteceu? Temos um palpite: a praticidade do uso dos smartphones em qualquer lugar.

O uso de telefones celulares fez com que a nossa comunicação se tornasse cada vez mais rápida: antigamente com os SMS e, agora, com o uso de aplicativos de mensagens, como o Whatsapp.

Esse app serve para promover a comunicação sem barreiras, em qualquer lugar do mundo, com a possibilidade de envio de arquivos. Estes, por sua vez, podem ser fotos, vídeos, documentos e localização em tempo real. Além disso, é possível fazer chamadas de voz assim como de vídeo.

Com a adesão de um grande público, totalizando mais de dois bilhões de pessoas, muitas empresas recorreram a esse canal de conexão. Tanto é que, hoje em dia, para pedir uma comida ou marcar uma consulta médica, o cliente não precisa mais ligar e esperar muito tempo na linha.  

Atualmente, basta ter o número do Whatsapp que o consumidor de um produto e/ou serviço consegue tirar dúvidas, fazer pedidos e dar feedbacks. Isso tudo uma maneira muito mais rápida.  

Portanto, então, queremos ressaltar que é muito importante usar um aplicativo de mensagens instantâneas, como o Whatsapp, para conectar-se com o seu público-alvo. Mas o que adianta oferecer esse canal de comunicação se ele não for bom?

Para não cometer erros, veja as melhores dicas de como oferecer atendimento pelo Whatsapp!

Atendimento pelo Whatsapp

Dicas de como ter bom atendimento pelo Whatsapp com os clientes

Faça uma conta no Whatsapp Business

O primeiro passo que uma empresa deve dar para ter o Whatsapp como um canal de comunicação oficial é ter uma conta Business. Para isso, baixe no Apple Store ou Play Store.

Ao fazer isso, preencha as principais informações sobre a sua empresa, tais quais:

  • Descrição do que faz
  • Endereço de suas redes sociais, telefone ou do site
  • Localização
  • Catálogo para mostrar os produtos e serviços disponíveis

Você, dono de empresa, também deve colocar uma foto que represente sua marca, como a logo. Caso queira, há oportunidade de configurar mensagens bem como respostas automatizadas.

Defina horários de atendimento

É fato que o cliente espera um atendimento pelo Whatsapp eficiente e rápido. No entanto, é preciso definir horários de assistência para que o cliente tenha ciência de quando será atendido.

O Whatsapp Business dá a oportunidade de definir, de forma prática, esse detalhe importante.

Ah, lembre-se que, é crucial ter um profissional reservado para atender o cliente nesse app e agilizar a comunicação. Portanto, contratar funcionários para tal função é uma boa opção.

Proporcione um atendimento ágil

O uso de aplicativos de mensagens instantâneas é um sinal que o cliente quer – e gosta! – de ser respondido de maneira rápida. Até porque, hoje em dia, ser ágil é uma ótima qualidade.

Portanto, então, ofereça um atendimento pelo Whatsapp mais veloz. Tal dica dialoga com a anterior que, inclusive, sugerimos à contratação de um profissional para responder os clientes.

Um atendimento rápido não significa que ele deve ser ruim. Por isso, capacite os funcionários para proporcionar uma assistência educada, gentil, rápida e, obviamente, eficiente.

Personalize o atendimento

O cliente gosta de se sentir especial para uma empresa. Sendo assim, então, tenha sempre em mente que a personalização e humanização no atendimento são qualidades elogiadas por eles.

Nem sempre o funcionário de atendimento conseguirá guardar todas as informações necessárias sobre um consumidor. Por isso, sistema de CRM é ótimo para gerenciar os dados.

Evite enviar muitas mensagens

O Whatsapp é um canal de comunicação que permite que duas ou mais pessoas possam bater papo e enviar quantas mensagens quiser. No entanto, a partir do uso de uma conta comercial, o envio, de forma excessiva, de mensagens não costuma ser bem visto pela maioria do público.

Para ter e promover um bom atendimento pelo Whatsapp ao seu cliente, não se esqueça: envie mensagens necessárias. Um desses exemplos é para anunciar e mostrar as novidades da loja.

Devemos ressaltar que é fundamental se manter ativo para, assim, ser visto para o cliente. Isso porque, como o famoso ditado, ‘quem não é visto, não é lembrado’.

Sabendo disso, indicamos que tenha uma boa interação com o cliente, mas com certa dosagem!

By ER Soluções Web