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Gestão de conteúdo na empresa: como fazer?

Gestão de conteúdo na empresa: como fazer?

Hoje em dia, ao entrar nas redes sociais, não é difícil encontrar conteúdos de diversos nichos.

Isso porque, atualmente, existem influenciadores para eSports, saúde, beleza, moda e outros.

Acontece que, apesar da diferença de segmentos, todos precisam de uma coisa em comum:

A gestão de conteúdo.

Tal tarefa, embora frequente entre os influenciadores, também é crucial para várias empresas.

Se você quer – e precisa! – recorrer à criação de conteúdo, então, precisa da gestão de conteúdo.

Nesse caso, então, é fundamental saber como fazer para que tal iniciativa gere bons frutos.

Quer saber como?

Basta acompanhar nosso artigo até o fim!

O que é gestão de conteúdo e para que serve?

Ao longo do uso da internet, especialmente das redes sociais, nos últimos anos, é possível perceber que o número de criadores de conteúdo cresceu – e muito! Tanto é que, segundo um estudo feito pela consultoria Influencity Marketing Hub, há 9 milhões de influenciadores digitais no Brasil. A economia neste setor deve movimentar cerca de US$ 16,4 bilhões até o fim do ano.

Diante desses dados, podemos dizer que, atualmente, criar conteúdo para a internet é uma ótima forma de ganhar dinheiro. Não é à toa que, em média, 34,6% dos criadores já vivem, hoje, apenas com essa renda. Mas, para isso, é preciso fazer um bom trabalho de gestão de conteúdo.

Afinal, o que é gestão de conteúdo? Gestão de conteúdo é, por sua vez, um dos processos mais importantes dos influenciadores. Isso porque ele se resume ao planejamento, criação, revisão, publicação bem como pelo acompanhamento de resultados dos conteúdos que foram às redes.

Para algumas pessoas, todo esse processo é prático e simples. No entanto, a gestão de conteúdo não é tão simples quanto imaginamos. É que, para tal processo, é necessário estudar e analisar as tendências do mercado, o que elas têm a ver com o público-alvo e colocar a mão na massa.

Diante disso, então, é necessário ter uma equipe qualificada para que o trabalho da gestão de conteúdo dê, de fato, ótimos resultados aos influenciadores. Como isso tem gerado bons frutos, as empresas, principalmente as grandes, passaram a investir na tarefa da gestão de conteúdo.

Gestão de conteúdo na empresa: como fazer?
Gestão de conteúdo na empresa: como fazer?

A importância de ter boa gestão de conteúdo

Assim como ter um plano de mídia, uma empresa também precisa contar com uma gestão de conteúdo organizada. Esta iniciativa é fundamental para estruturar os processos e para definir as próximas ações que deverão ser promovidas na mídia online. Com a gestão, a empresa pode:

  • Produzir conteúdo em diferentes formatos (como carrossel, reels, em blogs e podcasts)
  • Ter um calendário editorial organizado para que as campanhas não fiquem bagunçadas
  • Evitar a criação de conteúdo desnecessária, como a que não tem a ver com a marca
  • Agendas postagens no dia bem como no horário de acordo com o público-alvo definido
  • Manter o processo de criação de conteúdo de forma frequente durante a semana
  • Planejar o conteúdo que será promovido para que ele seja feito da melhor forma

Com uma boa gestão de conteúdo, a empresa consegue aproveitar os benefícios listados acima. Dito isso, então, a importância de investir nesse processo é fundamental, principalmente para a marca que deseja marca presença ou aparecer mais vezes nas redes sociais e em outros canais.

Como fazer gestão de conteúdo na empresa?

Para fazer uma boa gestão de conteúdo na empresa, então, confira algumas dicas essenciais:

Identifique o público-alvo

O primeiro passo para criar conteúdo e fazer uma gestão dele é identificando o público-alvo da empresa. Tal etapa é fundamental para que as campanhas que serão produzidas sejam, de fato, necessárias para as pessoas que seguem a marca nas redes sociais e a acompanhem na internet.

Divida e atribua responsabilidades

Após identificar o principal público-alvo da marca, o time de marketing deve se juntar para dividir e atribuir responsabilidades necessárias. Esta fase do processo é importante para que nem todo mundo fique sobrecarregado com diversas funções durante a gestão de conteúdo.

Defina o tom, a voz e o posicionamento

A fim de criar e manter a identidade frente ao próprio público-alvo, é preciso, durante a gestão de conteúdo, definir o tom, voz e o posicionamento da marca. Estes elementos devem estar alinhados ao mercado que atua, à persona da marca e à cultura organizacional da empresa.

Crie um calendário editorial

Para ter uma boa gestão de conteúdo, é preciso ter um ótimo planejamento. Neste plano, é interessante listar os temas que serão abordados, o formato dos conteúdos bem como as datas de publicação. Assim, a equipe se organizará e elaborará o conteúdo sem erros e problemas.

Escolha os formatos dos conteúdos

Hoje em dia, na internet, é possível criar conteúdo em diversos formatos: e-books, e-mail marketing, newsletter, infográficos, posts em redes sociais, vídeos, podcasts, audiobooks e fotos. Todos os formatos têm benefícios e, por isso, é importante saber o que o próprio público consome mais. Se ele consome mais podcasts, então, não deve investir tanto em infográficos.

Revise o conteúdo

Antes de publicar um conteúdo, independente do formato dele, é necessário revisá-lo. Assim, é mais fácil identificar e até consertar possíveis erros de edição, ortografia e outros problemas.

Acompanhe os resultados

Na gestão, o acompanhamento dos resultados, após a publicação, também é fundamental. Por meio da etapa, é possível identificar onde está errando, buscar novos desafios bem como criar outros conteúdos para que os clientes continuem engajando com a marca.

E aí, gostou do nosso artigo?

Já faz gestão de conteúdo na empresa?

Se sim, sente os benefícios desse processo?

By ER Soluções Web