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Tipos de CRM: conheça-os

Tipos de CRM

Enquanto clientes, o que você mais presta atenção em uma completa experiência de compra?

Os produtos disponíveis e os serviços ofertados? O espaço físico? O atendimento oferecido?

É importante ter em mente o que você valoriza para implantar em seu empreendimento.

Isso porque, em um mercado competitivo, é fundamental ter diferenciais para se destacar.

Um deles costuma ser o atendimento ao cliente e, por isso, há sempre como melhorá-lo.

Mas você sabia que, além de ter bons funcionários, a tecnologia também pode ajudar no caso?

Uma boa opção é recorrer aos softwares de Customer Relationship Managemente, o CRM.

Essa expressão, em português, significa Gestão de Relacionamento com Clientes.

Conheça, então, os principais tipos de CRM.

Os principais tipos de CRM

Operacional

O CRM operacional é um dos tipos de CRM. Ele, como o próprio nome indica, está associado às operações do dia a dia de um negócio comercial. Sendo assim, então, ele serve para executar as etapas tanto do processo de vendas quanto do atendimento ao cliente.

Esse tipo de CRM pode contribuir – e muito! – para o time de vendas. É que, no operacional, os históricos detalhados dos possíveis compradores e dos consumidores fiéis estão registrados. Além disso, esse tipo também permite o acompanhamento de interações entre empresa-cliente.

Tendo isso em vista, podemos citar que esse CRM ajuda o vendedor em relação ao recebimento de informações mais rapidamente. Tal característica faz com que o CRM operacional ajude, então, na otimização de todo processo comercial: da pré-venda até a pós venda.

Analítico

Todos os tipos de CRM são relevantes à uma empresa e o analítico não é diferente. Assim como o operacional, o nome do analítico já denuncia seus principais feitos: coleta, organização e apresentação de dados dos clientes. Por meio dele, a empresa pode tirar conclusões sobre eles.

Com o CRM analítico, o empreendedor bem como os vendedores conseguem segmentar os clientes seja na base do perfil de cada um ou nas compras anteriores. Ademais, essa categoria de CRM também orienta à tomada das melhores decisões e na projeção de resultados da marca.

Colaborativo

Um dos tipos de CRM mais integrados aos diferentes setores de uma empresa é o colaborativo. Tal categoria faz com que as informações dos clientes e dos processos comerciais estão disponíveis para todo a equipe. Assim, todos os departamentos têm esse acesso liberado.

Isso traz bons frutos à uma marca já que todos os funcionários, além de vestirem a camisa da empresa, estão na mesma página de conhecimento. Diante disso, existe o alinhamento de estratégias nos mais diferentes setores e, assim, a melhora a relação entre empresa e cliente.

Tipos de CRM

Estratégico

A categoria estratégica do CRM equivale, principalmente, três tipos de CRM: o operacional, analítico e colaborativo. Isso porque ele reúne funções de armazenamento de dados, histórico de compras e segmentação de clientes bem como uma das etapas comerciais: as vendas.

O CRM estratégico, além disso, também permite a integração dos diferentes departamentos de uma corporação e costuma ajudar na identificação de possíveis melhorias. É, então, um dos tipos de CRM mais compactos e, por isso, é o modelo com maior adesão entre as corporações.

Vendas

Um dos principais tipos de CRM é o de vendas. Este, por sua vez, é responsável por coletar, armazenar e gerenciar todas as informações que ajudem nas vendas. Ele também ajuda na fidelização dos clientes bem como no conhecimento da equipe principalmente de vendedores.

O CRM de vendas aumenta na captação de consumidores, otimiza tempo e contribui para bons resultados em relação ao lucro já que ajuda no crescimento de vendas. Com ele, à rotina de trabalho se torna ainda mais prática, objetiva, rápida e bem melhor para a empresa que a utiliza.

Marketing

Não é nenhuma novidade que ter estratégias de marketing são fundamentais hoje em dia. Com isso, o CRM de marketing, um dos tipos de CRM, também ajuda em uma empresa e, principalmente, no relacionamento com o cliente. Isso porque ele contribui muito na pré-venda.

Mas o CRM de marketing também traz bons frutos em uma pós venda. É que, esse modelo, permite a prospecção de clientes bem como na nutrição da comunicação com eles. Dessa forma, o consumidor se sente cada vez mais próximo, valorizado e à vontade de comprar na empresa.

Qual o melhor tipo de CRM para sua empresa?

Ao longo desse artigo, pode-se perceber que todos os tipos de CRM citados têm usos positivos para uma empresa. Com isso, não há uma resposta padronizada sobre qual o melhor modelo. Para implementar o CRM em uma empresa, é crucial descobrir o objetivo principal no momento.

A empresa precisa melhorar as vendas ou o atendimento ao cliente? E em relação aos dados, eles são sendo funcionais?

A partir da identificação de motivações, a empresa deve escolher o CRM que estiver mais alinhado à sua estratégia, investimento financeiro e o modelo de negócios.

By ER Soluções Web