fbpx

Tudo sobre cirurgia robótica!

Tudo sobre cirurgia robótica!

Há um tempo atrás, imaginávamos que o futuro seria infestado de máquinas em nosso dia a dia.

Esse cenário, por sua vez, é real, mas, talvez, não da forma como pensávamos que, de fato, seria.

No entanto, não é novidade que, atualmente, contamos com a tecnologia para tudo nesta vida:

Nas grandes e pequenas empresas, no setor de educação e nas indústrias de lazer e diversão.

Mas, além destas, as inovações tecnológicas também estão presentes no ramo da saúde.

Tanto é que, hoje em dia, contamos com healthtecs, tecnologias assistivas e apps de saúde.

Também podemos dizer que a tecnologia está presente nos centros cirúrgicos dos hospitais.

Nesse caso, saiba tudo sobre cirurgia robótica!

Se está interessado no assunto, então, aproveite a leitura!

Cirurgia robótica: o que é?

Há umas décadas, muitos pacientes ficavam ansiosos, angustiados e preocupados ao saberem que precisariam passar por um procedimento cirúrgico. É que, antigamente, a higienização dos centros cirúrgicos não era a das melhores, não existia anestesia e faltava instrumentos para tal.

Hoje em dia, por sua vez, com as inovações tecnológicas e a evolução do setor tech, entrar em um centro cirúrgico não é motivo para tanta angústia. Claro que, ainda atualmente, existem procedimentos que podem ser perigosos, mas, comparado ao passado, eles não são mais rotina.

Uma das principais inovações é a cirurgia robótica. Esta, por sua vez, é uma maneira de fazer operações que são assistidas por robôs. Neste tipo, o procedimento acontece de maneira pouco invasiva e, por mais que tenha a presença da robótica, os médicos humanos são indispensáveis.

Levando isso em consideração, é comum que fique a dúvida: como funciona a cirurgia robótica?

Como funciona a cirurgia robótica?

Ao ler e/ou falar a expressão ‘cirurgia robótica’, o que passa em sua cabeça? Provavelmente, passa que o procedimento cirúrgico é realizado por robôs, como Wall-E, certo? E, de fato, é o que dá a entender. No entanto, na realidade, a cirurgia robótica acontece de uma forma distinta.

Este procedimento cirúrgico consiste no uso de braços robóticos que, por sua vez, são capazes de pinçar os instrumentos cirúrgicos. Nesse caso, o cirurgião é o responsável pelo manuseio dos braços robóticos. Sendo assim, então, é fundamental ter um médico capacitado para tal função.

Além dos braços, a cirurgia robótica também conta com a presença de uma câmera de alta definição. Com essa ferramenta, o cirurgião tem a capacidade de enxergar, com mais clareza e objetividade, os órgãos, vasos sanguíneos e outros elementos do corpo. Assim, identificando com facilidade, o problema do paciente, o médico deve manusear as pinças acopladas para realizar a operação.

Diante do exposto até agora, qual a vantagem de utilizar os robôs para cirurgia nos centros?

Tudo sobre cirurgia robótica!
Tudo sobre cirurgia robótica!

Principais benefícios de cirurgia com robôs

Assim como a maioria das inovações tecnológicas, o procedimento cirúrgico feito com auxílio de robôs também surgiu para facilitar e melhorar uma experiência. Como já citamos anteriormente, a cirurgia robótica não é tão invasiva e, por isso, não costuma ferir e/ou invadir outros órgãos.

Tendo isso em vista, podemos dizer que a cirurgia robótica pode proporcionar benefícios tanto para os pacientes quanto para os cirurgiões. Para os pacientes, o procedimento contribui na:

  • Redução de complicações cirúrgicas, como sangramentos e aparecimento de infecções
  • Impercepção de cicatrizes
  • Maior segurança aos pacientes
  • Diminuição do tempo de internação e de recuperação do paciente

Nesse caso, dependendo do procedimento cirúrgico, o paciente precisa ficar alguns dias sob observação da equipe médica. Além disso, ao ganhar alta, o paciente ainda precisa ter um tempo de recuperação para, assim, voltar a fazer as atividades de forma normal. Com a cirurgia robótica, menos invasiva e mais rápida, há a diminuição do período de internação e recuperação.

Aos cirurgiões, por sua vez, a cirurgia robótica também consegue proporcionar boas vantagens:

  • Aumento da precisão

O principal benefício desse tipo de procedimento cirúrgico para os médicos é o aumento da precisão. Isso acontece porque os cirurgiões contam com a ajuda de uma câmera de alta resolução que, por sua vez, consegue mostrar, com maior visibilidade, o real problema do paciente. Com ela, juntamente com as pinças, o médico consegue ter melhores rendimentos.

Áreas de atuação

Embora consiga promover diversos benefícios, a cirurgia robótica ainda não é utilizada em todos os hospitais em nosso país, principalmente por ser uma ferramenta mais cara. No entanto, apesar disso, algumas casas de saúde já oferecem esse tipo de procedimento aos pacientes.

Hoje em dia, conforme pesquisas, o maior volume do uso de cirurgia robótica é na área de urologia que, por sua vez, é uma especialidade médica que estuda e trata doenças relacionadas às vias urinárias. Além dela, o procedimento em questão também serve para seguintes cirurgias:

  • Cabeça e pescoço
  • Cardiovascular
  • Ginecológica
  • Pediátrica
  • Torácica

A cirurgia robótica também tem marcado presença no tratamento de alguns tipos de cânceres, como de próstata e pulmão. Com este procedimento, todos só têm a ganhar em prol da saúde.

E aí, leu o nosso artigo até o fim?

Já tinha ouvido falar em cirurgia robótica?

Se não, após ler o texto, o que pensa desse assunto?

Queremos saber sua opinião!

By ER Soluções Web