fbpx

Tudo sobre telecirurgia!

Tudo sobre telecirurgia!

A medicina é uma ciência que estuda a saúde do corpo humano e previne e combate doenças.

Ao longo dos últimos anos, tal prática também foi invadida e sentiu o peso das novidades techs.

Nesse mesmo, as inovações tecnológicas são responsáveis por facilitar e solucionar problemas.

Tanto é que, hoje em dia, já existe cirurgia robótica e tecnologias assistivas para quem precisa.

Além disso, nos últimos anos, as startups ligadas à tecnologia e saúde cresceram muito no Brasil.

Acontece que estas não foram as únicas novidades no setor tecnológico e do ramo de saúde.

Isso porque, hoje em dia, já existe o que chamamos de telecirurgia.

Quer saber mais sobre o assunto?

Acompanha nossa leitura!

Telecirurgia: o que é?

Em 2020, a pandemia de coronavírus assolou o mundo inteiro bem como nosso país, o Brasil. Devido à necessidade de isolamento social, a rotina de todas as pessoas foi impactada: para os médicos e profissionais de saúde, o dia a dia se tornou ainda mais pesado com tantos perigos.

Aos que não atuaram na linha de frente, como emergências da covid-19, a rotina também teve mudanças. Isso porque, antigamente, era preciso ir aos consultórios clínicos para, assim, atender os pacientes. Com o vírus assolando, tais profissionais passaram a atender de maneira remota.

Isso, por sua vez, se dá o nome de telemedicina que, como indica, significa medicina por meio de telas. Como tal atendimento mostrou bons resultados, a tecnologia continua adentrando no ramo da saúde. Dessa vez, no entanto, as cirurgias por meio de tecnologias ganham repercussão.

Nesse caso, então, temos a telecirurgia. Mas, afinal, o que é isso? A telecirurgia é uma modalidade de realizar procedimentos cirúrgicos com auxílio de tecnologias interativas seguras. Tal prática, por sua vez, não significa a dispensa de um médico cirurgião no momento da cirurgia.

Como funciona a telecirurgia?

Assim como em qualquer outro procedimento cirúrgico, o funcionamento da telecirurgia depende da complexidade do caso do paciente bem como da localização do problema. Ademais, também varia conforme o nível de risco – pequeno, mediano ou grande – do procedimento.

No entanto, de formal geral, a telecirurgia opera como a cirurgia robótica. Isso, então, significa que o médico responsável pela telecirurgia deve contar com instrumentos cirúrgicos bem como uma câmera 3D pequena. Por meio da câmera, ele poderá ter uma visão, de 360º, da área ideal.

O cirurgião responsável pelo procedimento pode não estar na sala de operação e, ainda assim, operará os braços robóticos. Por isso, é telecirurgia. No entanto, apesar disso, para correr tudo bem, um médico deve ficar de prontidão dentro do centro cirúrgico para intervir caso precise.

Este tipo de procedimento só pode ser realizado com uma estrutura adequada e segura. Como utiliza da tecnologia, é preciso ter estabilidade em relação à energia elétrica para que ela não acabe durante a cirurgia. Além disso, é necessário ter anti-vírus para que haja privacidade durante o procedimento. Com isso, então, há mais chances da telecirurgia dar bons resultados.

Tudo sobre telecirurgia!
Tudo sobre telecirurgia!

Vantagens da cirurgia por meio da tecnologia

Como é bem similar a cirurgia que utiliza robôs, a telecirurgia tem benefícios que são parecidos:

  • Procedimento mais rápido: com ajuda da câmera, a operação demora menos tempo visto que o cirurgião já foi na região que, de fato, precisa;
  • Cicatrizes menores: como o médico já vai direto na área da cirurgia, não é preciso fazer incisões tão grandes e amplos. Dessa forma, as cicatrizes tendem a ser menores;
  • Diminuição da perda de sangue bem como do risco de infecção;
  • Os pacientes não precisam viajar por longas distâncias para realizar essa cirurgia.

Essas vantagens da telecirurgia são diretamente ao paciente. Acontece que esse tipo de procedimento também traz bons frutos à quem o realiza, aos médicos, já que os benefícios são:

  • Melhor visualização: essa vantagem é proveniente do uso da câmera em alta definição;
  • Diminuição da tensão e fadiga já que cirurgião não precisa ficar em pé por tanto tempo;
  • Mais conforto e liberdade dos movimentos ao cirurgião responsável pelo procedimento.

São tantas vantagens em relação à telecirurgia que, hoje em dia, ela está regulamentada em nosso país. O Conselho Federal de Medicina compreende que esse procedimento pode vir a ser realizado conforme algumas orientações, tais quais: estrutura ideal e aparelhos necessários.

Telecirurgia x cirurgia robótica: qual a diferença entre elas?

Ao longo desse artigo, enfatizamos que a telecirurgia é bem similar à cirurgia robótica principalmente por utilizar os braços robóticos. Diante de tal afirmação, é possível que alguns leitores fiquem com dúvida da diferença entre as duas práticas: telecirurgia e cirurgia robótica.

Embora sejam parecidas, estes dois procedimentos são diferentes. Enquanto a cirurgia robótica precisa do cirurgião principal dentro do centro cirúrgico, a telecirurgia não necessita desse fator. Isso porque, além do cirurgião remoto, é necessário contar com dois cirurgiões dentro da sala para intervirem sempre que for necessária. Dessa forma, deixa o procedimento mais seguro.

E aí, gostou do nosso artigo?

Conhece alguém que já fez telecirurgia?

Se sim, deixa suas impressões sobre nos comentários!

By ER Soluções Web