Esse ano, um dos principais assuntos na editoria de tecnologia foi a chegada do 5G no Brasil.
Tal pauta foi repercutida em todo o país e, mesmo depois de meses, ainda gera algumas dúvidas:
O que, de fato, é 5G? Essa tecnologia já funciona em todo o Brasil? Se sim, como ela funciona?
Agora, nos últimos dias, as notícias estão indicando que novos municípios terão acesso ao 5G.
Mas quais cidades brasileiras serão contempladas com essa inovação?
São muitas perguntas e, pensando em sanar tais dúvidas, explicaremos tudo que quer saber.
Quer saber mais sobre a chegada do 5G no Brasil?
Continua acompanhando o nosso artigo!
O que é 5G?
O ‘Global System for Mobile Communication’ é o sistema que permite o acesso de smartphones e outros dispositivos, como notebooks e tablets, à internet. Desde quando fora criado, essa geração de redes móveis evolui – e muito: não é à toa que saiu do 1G para o, atual, 5G no Brasil.
O 5G é, então, como a sigla indica, a quinta geração dessa tecnologia. Esta, por sua vez, chegou recentemente em território brasileiro trazendo muitas promessas, tal qual um serviço de maior velocidade. Isso porque o serviço passaria a ser entre 10Gbps e 20Gbps (10 a 100x mais que 4G).
A tecnologia do 5G também promete aumentar a frequência que, consequentemente, resultaria na possibilidade de transmissão de mais informações em um mesmo segundo. Tal aumento contribuiria para acelerar a velocidade de download bem como de transferência de arquivos.
A chegada do 5G no Brasil e em outros países do mundo também seria positivo para os gamers. Isso porque o usuário de jogos online’s não sofreria com os delay’s devido à alta velocidade.
No entanto, embora seja uma tecnologia bem promissora, nem tudo são flores. A implantação total dela pode demorar um pouco em solo brasileiro principalmente por conta de desafios.
PIX com taxa a partir de 2023? Saiba a verdade
Os principais desafios do 5G no Brasil
É fato que a tecnologia do 5G no Brasil trará bons frutos ao país já que permitirá uma troca mais rápida e segura de informações. Além disso, também trará uma maior ampliação no tele trabalho bem como da telemedicina que ficaram populares durante a pandemia de covid-19.
No entanto, devemos levar em consideração que nosso país é muito desigual. Sendo assim, um dos principais desafios da instalação e expansão da tecnologia 5G no Brasil é essa disparidade. Para isso, então, é necessário instalar mais antenas para que a área de cobertura seja maior.
Isso é importante, pois precisa de planejamento. O 5G pode ser uma ferramenta que diminui à desigualdade tecnológica, mas, caso seja planejado de forma errada, pode aumentar ainda mais tal disparidade informática. Além disso, o país precisa se preparar para receber a tecnologia 5G.
Uma das principais maneiras de se planejar é contratando uma mão de obra qualificada, de acordo com especialistas via artigo de opinião, confira-o. Como o nosso país sofre com tamanha desigualdade social e econômica, há risco de faltar especialistas nesse assunto.
Qual a diferença entre 4G e 5G?
O 4G é, hoje em dia, a geração de redes móveis em vigor na maior parte do país. O 5G, por sua vez, é uma tecnologia que ainda está no começo da expansão em solo brasileiro. Assim, nem todas as cidades já têm essa ferramenta disponível. Mas, mais que isso, há outra diferença:
A evolução do 4G para 5G significa um acréscimo na velocidade: o 4G pode chegar até 300 Mbps de download e 75 Mb de upload enquanto o 5G pode alcançar 10 Gbps. Assim, o compartilhamento e o download de arquivos, como vídeos e filmes, seria ainda mais rápido.
Essa velocidade diminui em relação ao atraso: a latência do 4G fica na faixa dos 80 milissegundos enquanto que a do 5G é de 1 a 4 milissegundos. Esse tempo é menos que um piscar de olhos.
‘Modo Rua’, nova atualização do Nubank: conheça sobre!
5G no Brasil: onde já funciona?
O planejamento da instalação do 5G no Brasil pretende oferecer a cobertura total do país até 2029. Tanto é que, desde o lançamento oficial da tecnologia, julho de 2022, em Brasília, outras capitais já foram inclusas nesse serviço: São Paulo, Belo Horizonte, Porto Alegre e João Pessoa.
Mas, além dessas cidades, o 5G no Brasil já está disponível em todas as capitais bem como em determinados municípios. Se você está na área de cobertura desse serviço, então, confira se o seu telefone celular é compatível com a tecnologia. Para isso, clique aqui para ver a lista na página da Anatel.
O ideal é que, caso seu aparelho seja incompatível com o 5G no Brasil, você adquira outro modelo de celular. No entanto, sabemos que, financeiramente, nem sempre isso é possível. Por isso, procure, na cidade que mora, se há projetos para trocas de antenas parabólicas sem custo.
Na hora de instalar a nova antena, leve em consideração uma distância de 300 metros que, segundo a Anatel, é ideal. Por meio disso, você já poderá usar o 5G no Brasil sem complicações.
O vice-presidente da Agência Nacional de Telecomunicações também afirmou, recentemente, que, até o primeiro de janeiro de 2023, 420 municípios estarão aptos para receber o 5G. O requisito das cidades e as áreas ao redor das localidades é ter mais de 500 mil habitantes.