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Como montar fluxograma de atendimento?

Fluxograma de atendimento

Organização e planejamento são duas características fundamentais para um negócio dar certo.

É que, além da questão burocrática e financeira, é essencial atender os clientes da melhor forma.

A fim de garantir um aprimoramento dessa prática, é bacana pensar em fazer um fluxograma.

Mas, afinal, o que é fluxograma de atendimento ao cliente?

Quais são os benefícios de montar um e como fazer?

Essas são algumas das perguntas que serão respondidas nesse artigo.

Por isso, caso queira saber mais sobre o assunto, nos acompanhe!

Fluxograma de atendimento: o que é?

Não é nenhuma novidade que o atendimento ao cliente é um fator determinante para um negócio online ou presencial. É que, como deve ter lido em nossos artigos, dar assistência ao consumidor contribui para se destacar em um mercado cada vez mais competitivo e complexo.

É fato que, para melhorar o atendimento ao cliente, é preciso dispor de ferramentas, como a tecnologia, e colaboradores eficientes. Além disso, também é necessário ter organização e um planejamento para tal missão. Nesse caso, então, o fluxograma de atendimento pode ajudar.

Um fluxograma é, nada mais, nada menos, que uma estrutura visual, um tipo de diagrama, que descreve, passo a passo, um processo ou sistema tecnológico. O fluxograma de atendimento, por sua vez, não é muito diferente já que tem a finalidade de organizar o suporte ao cliente.

Organizar passo a passo de uma assistência ao consumidor pode ser feita de várias formas. No entanto, o fluxograma de atendimento é funcional, pois a representação gráfica deixa as próximas partes mais visíveis. Assim, há menos risco do processo resultar em complicações.

Benefícios do fluxograma para atender clientes

Podemos dizer que, hoje em dia, o atendimento ao cliente está, a cada dia que passa, mais automatizado devido às tecnologias existentes. Mas, em contrapartida à essa automatização, o consumidor se sente mais valorizado com uma assistência mais humana e até personalizável.

Com a ajuda de chatbots e ferramentas para automatização de respostas, a assistência ao cliente se torna mais rápida. No entanto, nem sempre esses instrumentos poderão solucionar um problema e/ou tirar dúvidas. Assim, os atendentes entram em ação com tarefas para fazer.

Quando os funcionários entram em cena, eles costumam seguir um passo a passo. Por exemplo: resolveu um problema? Então, o atendimento poderá ser encerrado. Mas, caso não seja de sua área, o atendente pode transferir a dúvida para outro departamento e, assim, ajudar o cliente.

Esses passos a passos, quando visíveis, em um fluxograma de atendimento ao consumidor trazem benefícios. Estes, por sua vez, contribuem para trazer ótimos resultados à marca, como:

  • Organização das etapas do processo de assistência ao cliente
  • Redução de gastos operacionais
  • Padronização do atendimento ao cliente
  • Ajuda na fidelização de clientes
  • Atendimento se torna mais eficiente
  • Otimização de tarefas
  • Poupa tempo de trabalho
  • Análise de possibilidades das ocasiões

Além dessas vantagens, fazer um fluxograma de atendimento ao cliente também facilita na identificação de pontos que precisam de ajustes. Quando isso acontece, é possível resolver adversidades de uma forma mais ágil bem como ajuda na redução de consequências da marca.

É importante, no entanto, ressaltarmos que, para aproveitar todos esses benefícios do fluxograma de atendimento, é necessário saber montar um corretamente. Se essa for a sua dificuldade, então, considere as seguintes dicas.

Fluxograma de atendimento
Fluxograma de atendimento

Como montar fluxograma de atendimento?

Hoje em dia, existem diversos canais de comunicação com o cliente, tais quais: e-mail marketing, ligações de voz, redes sociais e aplicativos de mensagens instantâneas, como Whatsapp. Dessa forma, então, o fluxograma de atendimento pode variar conforme o meio que o suporte ocorre.

Mas, apesar dessa variação, o fluxograma de atendimento pode ter, no geral, alguns elementos:

  • Definição dos objetivos do processo de assistência
  • Determinar como as atividades precisam ser executadas
  • Selecionar quem (profissional ou departamento) que executará cada atividade
  • Passo a passo do processo passando pela solicitação de atendimento até o fim da assistência

No fim dos suportes ao consumidor, as empresas costumam fazer pesquisas de satisfação. Essa é uma estratégia bacana para avaliar a qualidade e a excelência do atendimento ao cliente. Além disso, elas também são utilizadas para identificar problemas no processo e novas oportunidades.

Fluxograma de atendimento com ajuda da tecnologia

Uma empresa pode montar um fluxograma de atendimento ao cliente de maneira manual. No entanto, como as inovações tecnológicas vêm para facilitar nossa vida, também é possível recorrer a ferramentas para organizar e planejar a assistência e o suporte ao consumidor.

Mktzap – New Way

Uma das ferramentas que existe para fazer um fluxograma de atendimento é a Mktzap da New Way, uma plataforma de assistência e chatbot para negócios. Por meio dela, é possível acessar relatórios, melhorar o Sistema de Atendimento ao Cliente e organizar o trabalho da equipe.

É uma ferramenta que, de fato, tem finalidade de ajudar no atendimento ao cliente de inúmeras marcas. Tanto é que, de acordo com o institucional, mais de mil companhias já a utilizaram. Portanto, então, é uma boa indicação para quem quer investir no fluxograma de atendimento.

E você, faz fluxograma de atendimento na sua empresa?

Se sim, já percebeu bons resultados decorrentes dele?

Conta pra gente!

By ER Soluções Web