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Quais são os principais canais de aquisição?

Canais de aquisição

Quando se começa um negócio, o principal objetivo é garantir um lucro ao final de cada mês.

Não é à toa que, hoje em dia, várias pessoas têm o próprio negócio para conseguir renda extra.

Mas, para ter uma boa margem de lucro, é preciso investir em táticas para aumentar as vendas.

Nesse caso, então, uma das principais estratégias é recorrer aos canais de aquisição.

Se você não sabe do que estamos falando, então, acompanha o nosso artigo:

Ficará por dentro de todo o assunto!

Vamos lá?

Canais de aquisição: o que são?

Uma empresa que preza e traça metas para ter sucesso precisa alcançar e atrair novos clientes. Para isso, ela pode – e deve! – utilizar os melhores canais de comunicação bem como os canais de aquisição. Estes são os meios que as empresas podem usar para captar novos consumidores.

Tendo tal conceituação, podemos dizer que os canais de aquisição podem ser online ou off-line. É que, dessa forma, a marca pode chegar e se conectar com possíveis clientes e, assim, gerar novas oportunidades de venda. Consequentemente à isso, a empresa consegue maior lucro.

Mas, para muito além disso, os canais de aquisição são fundamentais em uma marca para tirar dúvidas dos clientes sobre algum produto e/ou serviço. Também servem para criar e fortalecer a relação com o consumidor visto que permite aumentar e/ou manter os números de clientes.

Essas funcionalidades servem tanto para os canais de aquisição diretos quanto para os indiretos.

Tipos de canais de aquisição

Diretos

Os canais de aquisição diretos funcionam, como o próprio nome indica, diretamente ao cliente. Dessa forma, então, não existe nenhum intermediador e, por isso, a empresa relaciona-se diretamente com o próprio consumidor. Com isso, os resultados são mais rápidos e práticos.

Levando em consideração essa tática, a marca pode – e deve! – apostar nos seguintes canais:

Whatsapp

Hoje em dia, os aplicativos de mensagens instantâneas, como o Whatsapp, são ótimas opções para aumentar e manter o número de clientes. Não é à toa que, atualmente, já existe versões comerciais desse app, como Whatsapp Business. Lá, é possível tirar dúvidas dos clientes, fazer marcações de consultas médicas, garantir vendas e, até, fortalecer a relação com o consumidor.

Ligação Telefônica

As ligações telefônicas foram, por muito tempo, o principal canal de comunicação entre uma empresa e um cliente. No entanto, isso mudou com a popularização do uso das redes sociais. Apesar disso, ainda é um bom canal de aquisição para quem, de fato, quer se comunicar por lá.

Hoje em dia, as ligações telefônicas podem ser um canal invasivo e, assim, a empresa afastar os possíveis clientes. Portanto, saiba, primeiramente, o que o consumidor acha do contato por esse meio e se ele está disposto a se conectar com sua marca por meio desse canal de comunicação.

Capacitação de vendedores em lojas físicas

É fato que, hoje em dia, muitas pessoas adquirem um produto e/ou serviço por meio da internet. No entanto, também há as pessoas que gostam e preferem experimentar e/ou conhecer um item da forma tradicional: indo ao comércio que deseja e conversando com o vendedor da loja.

Para proporcionar uma melhor experiência de compra e, assim, aumentar o número de clientes, é fundamental treinar os funcionários. Com a capacitação ideal, eles gerarão ótimos benefícios.

Eventos

Os eventos também são canais de aquisição diretos. É que, durante os acontecimentos, é possível aumentar o volume de vendas e apresentar uma marca para mais pessoas. Com isso, elas podem se interessar pelos produtos e/ou serviços da empresa e, assim, comprar por ela.

Nesse caso, então, é sempre bom participar de feiras culturais na comunidade que mora.

Site

O site também é um canal de aquisição direto já que, por eles, é possível atrair o cliente ao produto e/ou serviço que deseja. Dessa forma, ele pode adquirir o que a empresa oferta sem auxílio de nenhum intermediador. Esta, para relembrar, é um importante atributo do tipo direto.

Canais de aquisição
Canais de aquisição

Indireto

Diferentemente do tipo direto, os canais de aquisição indiretos não personalizam a mensagem. Levando tal fato em consideração, podemos dizer que eles são responsáveis por alcançar e impactar um maior número de pessoas que podem ser clientes ou possíveis clientes da marca.

Nesse caso, então, além da atração, é preciso do engajamento bem como da conversão de possíveis consumidores. Diante disso, determinados canais podem ser fundamentais na missão:

Redes sociais

Hoje em dia, as redes sociais são um grande e poderoso canal de comunicação e aquisição de clientes. Lá, como no Instagram, Facebook e Tiktok, é possível alcançar um maior número de pessoas que podem gostar do produto e/ou serviço que a empresa oferta por segmentação.

Também precisamos ressaltar que o tráfego pago ajuda – e muito! – a alcançar novos clientes.

E-mail marketing

Para algumas pessoas, o e-mail pode até ter perdido o sentido por conta da popularização das redes sociais. No entanto, existem formas de se aproximar mais do cliente e atrair possíveis consumidores por meio do e-mail marketing. Além disso, essa estratégia não tem tanto custo.

Uso de parcerias e influenciadores

O uso de parcerias e influenciadores também são canais de aquisição do tipo indireto já que costumam alcançar milhares de pessoas. Como nem sempre é fácil fazer parceria, a contratação de influenciadores pode ser a chave. Mas, obviamente, isso tem um custo que nem sempre é acessível para todos os portes de empresa. Assim, as grandes empresas a usam mais que outras.

Marketplaces

Se cadastrar nos melhores e mais populares marketplaces do Brasil também é um canal de aquisição indireto. É que, por meio deles, é possível alcançar pessoas de diferentes lugares e idades por meio de um mesmo segmento. Dessa forma, há mais chances de atrair novos clientes.

Programas de indicação

Os programas de indicação de amigos e/ou familiares também é uma tática de canal indireto de aquisição. Isso porque, como deve saber, essa estratégia não visa a personalização da mensagem e, sim, o alcance de novas assim. Maior alcance, maior chance de atrair novos consumidores.

E aí, gostou do nosso artigo?

Já conhecia o conceito de canais de aquisição?

Se sim, utiliza mais que tipo?

By ER Soluções Web