fbpx

Venda por varejo: entenda tudo sobre!

Venda por varejo: entenda tudo sobre!

É possível ver, atualmente, ao entrar em uma conta no comercial no Instagram, o seguinte:

‘Venda por varejo’, ‘venda por atacado’ e/ou ‘venda por varejo e atacado’ na bio da conta, né?

Esses modelos de negócios são bem frequentes aqui no Brasil e tem as próprias singularidades.

Como você já deve ter visto, fizemos um artigo explicando tudo sobre a venda por atacado.

Hoje, no entanto, fizemos com uma proposta similar, mas oposta: saiba tudo sobre varejo!

Quer começar um negócio e não sabe se vale a pena investir no mercado varejista?

Pois, então, conheça mais aqui neste artigo!

Venda por varejo: o que é?

Hoje em dia, existem diversos modelos de negócios e um deles é o 2BC que é sigla para abreviar a expressão ‘Business to Consumer’. Ao traduzirmos para o português, esse tipo de negócio é o ‘da empresa para o consumidor’ que indica que o cliente final é o cliente físico, como eu e você.

Apesar desse termo em inglês, o 2BC também pode ser chamado de venda por varejo. Neste modelo, as transações comerciais costumam acontecer em pontos de vendas, principalmente físicos. Tendo isso em vista, a forma mais comum de comprar algo é ir até a loja ou pela venda direta. A venda direta, por sua vez, acontece por meio de um revendedor, como de cosméticos.

Mas, além disso, também é possível fazer venda por varejo de maneira online, seja por e-commerce bem como por marketplace. Também é possível comercializar produtos e serviços no varejo pelas redes sociais, como o S-commerce, e pelo uso de outros canais, como o Whatsapp.

É fato que, mesmo tendo todos essas facilidades de compra e venda, algumas pessoas podem ficar receosos e até na dúvida de investir no mercado varejista. Mas quais são os benefícios dele?

Vantagens da venda por varejo

A característica mais relevante do mercado varejista é o destino do produto: consumidor final. Dessa forma, então, a marca que comercializa determinado item tem maior possibilidade de criar e manter uma relação com o consumidor. Com isso, é possível fazer a etapa da pós-venda.

A venda por varejo, seja por lojas de departamento, armazéns, supermercados, franquias, outlets e outros, também garante uma melhor experiência ao cliente. Neste caso, inclusive, a empresa pode apostar bem como investir mais no atendimento personalizado e no humanizado.

Tendo isso em vista, podemos dizer que a venda por varejo pode contribuir mais, se comparado ao atacado, para fortalecer a marca. Com o produto chegando até o consumidor final e um atendimento melhor, o cliente tende a ficar mais satisfeito e feliz. Dessa forma, é mais capaz de indicar uma marca ao amigo, familiar ao conhecido e melhores índices de fidelização e retenção.

Também devemos ressaltar que, no mercado varejista, a margem de lucro de uma empresa costuma ser maior. Além disso, é possível analisar melhor quais são os produtos que mais vendem e investir mais neste item. Caso algo não venda bem, é possível cancelar novos pedidos.

Para aproveitar esses benefícios, é importante investir certo na venda por varejo. Mas, como?

Venda por varejo: entenda tudo sobre!
Venda por varejo: entenda tudo sobre!

Como começar venda por varejo?

Entenda seu público-alvo

Conhecer o próprio cliente é fundamental para qualquer empresa, mas ainda mais crucial para as que apostam na venda por varejo. A partir disso, é possível entender as principais necessidades dos clientes bem como os desafios e desejos mais relevantes de cada consumidor.

Sabemos que nem sempre é possível lembrar de todos os clientes e das características mais relevantes dele. Por isso, então, investir em softwares de vendas, como CRM, pode ser eficiente.

Invista em marketing

Hoje em dia, em um mercado cada vez mais competitivo, toda empresa precisa investir na área de marketing. Com ela, é possível se aproximar ainda mais dos clientes por meio de ações de promoções, brindes e descontos. Nesse caso, as redes sociais podem ser essenciais no processo.

Aposte no atendimento omnichannel

Antigamente, a maior parte dos atendimentos acontecia via ligação telefônica. No entanto, hoje em dia, os canais de comunicação estão mais diversificados. Além de diversos, uma empresa precisa estar perto do próprio público de várias formas: por ligação, nas redes sociais e outros.

Capacite a equipe de trabalho

No mercado varejista, o atendimento ao cliente é fundamental para se aproximar do consumidor. Por isso, então, é crucial capacitar a equipe de trabalho para que os funcionários prezem, sempre, pela confiança, sinceridade, transparência e gentileza com o próprio público.

Diversifique os meios de pagamento

Antigamente, para fazer compras, era necessário ter dinheiro em espécie. No entanto, com a evolução da tecnologia, hoje em dia, uma empresa precisa oferecer novos meios de pagamento, tais quais transferência, PIX, cartões (de crédito e débito), cartões digitais e boletos bancários.

É mais fácil que, ao diversificar e ampliar os meios de pagamento, haja aumento nas vendas. Isso, obviamente, também garante que haja uma maior margem de lucro para a empresa. Além disso, o cliente também fica satisfeito e feliz ao adquirir determinado produto e/ou serviço. Dessa forma, podemos dizer que todos saem ganhando ao ter mais opções de pagamento.

E aí, gostou do nosso artigo?

A venda por varejo é benéfica para sua empresa?

Se não, o que pretende mudar para melhorar?

By ER Soluções Web