fbpx

Tudo sobre health mobile!

Tudo sobre health mobile!

Antigamente, para utilizarmos a internet, tínhamos que encontrar o lugar ideal para tal ação.

Isso costumava acontecer em locais que tinham um computador à disposição, como lan house.

No entanto, conforme os anos foram passando, utilizar a internet se tornou bem mais acessível.

Tanto é que, hoje em dia, conseguimos navegar de qualquer lugar: da rua e de outros locais.

Com a evolução dos aparelhos, atualmente, o smartphone é uma extensão da nossa vida.

Por meio desses dispositivos, é possível fazer amigos, conhecer lugares e até cuidar da saúde.

Tendo a última funcionalidade citada, o tema do nosso artigo, desta quinta, é health mobile.

Se tem interesse em saber o que é, as aplicações e as vantagens, então está na página certa!

Vamos juntos aprender mais acerca desse assunto?

Health mobile: o que é?

O uso de celulares e outros dispositivos móveis fez com que navegar na internet se tornasse mais fácil e acessível. Não é à toa que, atualmente, podemos contar com o modelo de comércio móvel que se expressa pelo termo M-commerce. Sendo assim, é a compra e venda pelos aparelhos móveis.

Tendo isso em vista, devemos salientar que, além de finalizar compras e fechar negócios, os dispositivos, como smartphones e tablets, também podem contribuir para nossa saúde. É que, hoje em dia, existe o M-health que, por sua vez, é uma abreviação da expressão health mobile.

Health mobile é um conceito que se refere à utilização de dispositivos móveis, como os citados acima, com a finalidade de proporcionar melhor qualidade de vida e cuidar da saúde. Assim, é possível tratar determinados problemas, prevenir e combater algumas doenças pelos aparelhos.

Principais aplicações

É fato que a criação e o desenvolvimento de dispositivos móveis com mais recursos foram uma ‘mão na roda’ para conseguirmos acessar determinadas páginas em qualquer lugar. Para isso, basta ter uma internet móvel ou Wi-Fi à disposição que vai longe: notícias, fotos, vídeos e apps.

Em relação à saúde, isso não é diferente. De acordo com o artigo intitulado como ‘Saúde móvel: novas perspectivas para a oferta de serviços em saúde’, há novas possibilidades consolidadas de disseminação da saúde móvel. Nesse caso, há diversas categorias bem como aplicações, como:

  • Acompanhamento e monitoramento de adesão ao tratamento dos pacientes;
  • Disseminação de informações acerca de uma doença e/ou problema de saúde;
  • Armazenamentos de dados clínicos dos pacientes;
  • Campanhas de educação em saúde para a população;
  • Suporte telefônico para emergências, urgências e cuidados em saúde;
  • Vigilância e monitoramento de surtos locais de doenças e condições de saúde;
  • Atendimento com profissionais da área por meio de telas (telemedicina);
  • Transmissão de informações bem como análise de dados;
  • Diagnóstico e terapia.

As aplicações que citamos anteriormente só são possíveis porque muitas startups prezam por inovações na área da saúde. Tanto é que estas são comumente chamadas de healthtechs e estão a todo vapor no Brasil e ao redor do mundo. Com isso, saiba as vantagens de usar health mobile.

Tudo sobre health mobile!
Tudo sobre health mobile!

Vantagens de usar health mobile

Assim como utilidades, existe, hoje em dia, diversos e distintos benefícios para usar e recorrer à health mobile. Tais vantagens costumam ser para todos: para a população em geral, para os profissionais de saúde e também para as instituições, como consultórios bem como hospitais.

Com o M-health, é possível marcar consultas, exames e procedimentos pelos dispositivos. Além disso, os pacientes podem ter acesso a várias informações para combater uma doença, como diabetes, e para prevenir enfermidades, como HIV. Dependendo do serviço, o paciente também pode obter os diagnósticos de maneira mais rápida por conta de um acompanhamento ao vivo.

Aos médicos, health mobile também traz bons frutos: quanto mais informação sobre doenças, mais chance dos pacientes se prevenirem. Assim, grandes eventos, como surtos de saúde, podem se tornar menos comuns. É que, com os dispositivos, os pacientes podem evitar ir em casas de saúde e/ou consultórios evitando, dessa forma, uma lotação nestes centros de saúde.

Ademais, os profissionais de saúde, com auxílio do health mobile, costumam mostrar maior eficiência no atendimento e precisão no diagnóstico. Os médicos também podem ter acesso a informações atualizadas e rápidas, em tempo real, sobre medicações, interações e tratamentos.

Health mobile e e-Saúde: qual a diferença?

Durante as fases caóticas da pandemia de coronavírus, o uso da internet se tornou mais frequente para cuidar da saúde e proporcionar bem-estar. Nesse caso, surgiu o conceito e-Saúde que, por sua vez, se refere à saúde eletrônica: termo que abarca todas as áreas de saúde digital.

Essa expressão pode ser confundida com o health mobile, o tema do nosso artigo. No entanto, embora sejam do mesmo nicho, ambos os termos são diferentes. É que, como explicamos até agora, o m-health é uma modalidade que visa o uso de dispositivos móveis, como smartphones e tablets.

Assim, é uma categoria dentro do e-Saúde que engloba vários tipos de tecnologia para saúde. Nesse caso, podemos citar: prontuários eletrônicos, cirurgia robótica, telemedicina e sistemas de informação. Tendo em vista, ambos os conceitos prometem crescer – e muito! – ao longo do tempo.

E aí, gostou do nosso artigo?

Já conhecia a expressão health mobile?

Se sim, utiliza no dia a dia?

 

By ER Soluções Web